O futebol praticado pela equipa do Sporting esta época tem sido ambíguo e confuso. O grupo tem jogadores de grande qualidade, mas por falta de um líder competente que domine todas as vertentes inerentes ao futebol não têm alcançado o que está ao seu alcance. 

Neste momento a entrada de um novo treinador era inevitável. E poderá ser benéfica não só para o clube, como também para o novo técnico, o qual deverá ter um perfil adequado para catapultar o Sporting aos lugares cimeiros. Para já ninguém lhe pode exigir resultados imediatos. Ele não tem a varinha mágica. Deem-lhe tempo para trabalhar e aplicar os seus métodos de trabalho. 

Vercauteren foi o escolhido. Ele sabe que tem de ser célere a passar a mensagem verbal e a transmitir na prática os seus planos de jogo. O treinador belga, depois de assistir ao jogo com a Académica, e após o encontro de ontem já se deve ter apercebido que tem muito a retificar. Só realizou quatro treinos e neste espaço de tempo a sua influência na equipa, só pode ser de cariz psicológico. Talvez por isso ontem o Sporting realizou na primeira parte o melhor jogo. Dominou, marcou, e criou quatro ou cinco oportunidades de golo. 

Vercauteren observou que falta muita coisa à equipa leonina. Aumentou a vontade, o querer, a atitude, mas faltou a condição física. Falta: velocidade, dinâmica, e mudanças de ritmo. Os jogadores estão habituados a uma cadência muito lenta. O que proporciona um futebol previsível e fácil de intercetar. Falta organização, e planeamento tático. Quer a defender, quer a atacar.

Vercauteren tem um discurso realista. Pelo que se diz parece ser um treinador que preza, a disciplina, o rigor, e a exigência. O técnico belga tem muito para refletir e alterar. Na quinta-feira os leões defrontam o Genk, três dias depois jogam com o Braga. Em termos de trabalho é uma semana em contra-relógio. Como o Sporting já não está na Taça de Portugal, tem um período que vai de 11 a 24 deste mês, e assim Vercauteren terá duas semanas, tempo suficiente para colocar a equipa a jogar à sua maneira.

Se os resultados dos dois referidos jogos forem positivos seria ouro sobre verde. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.