O SL Benfica e o Sporting de Braga para manterem a esperança até à última jornada da Liga dos Campeões precisam de ganhar os jogos de hoje. Não vai ser fácil, mas é possível. O Benfica em casa é mais forte, à exceção do jogo com o Barcelona, e o Braga tem-se portado muito bem nos jogos fora, perdendo ingloriamente em Manchester mas vencendo o Galatasaray na Turquia.

Para além do sucesso desportivo há outro fator, tão ou mais importante, em equação. O dinheiro proveniente da classificação para os oitavos. O Benfica já auferiu dez milhões e cem mil euros. Se vencer os jogos que faltam, entra nos oitavos e arrecada mais quinze milhões e seiscentos mil euros. O Braga terá da ganhar os dois jogos para entrar nos oitavos e, como já auferiu catorze milhões e duzentos mil de euros, chegar aos dezoito milhões e setecentos mil euros, uma quantia que superava a despesa desta época.

Jesus sabe como anular os pontos fortes do Celtic, que, dada a estatura de alguns jogadores, pode fazer mossa nos lances de bola parada e que por isso o técnico encarnado vai dar instruções aos jogadores para evitarem fazer faltas e evitarem os cantos. Outro predicado dos escoceses é os lances de contra ataque. Os golos marcados ao Barcelona foram marcados: um no seguimento de livre e o outro em contra ataque.

O Benfica apesar dos jogadores lesionados: Aimar, C. Martins, Maxi, e Enzo Perez, tem dado conta do recado e apesar das necessárias mexidas não sofre golos há sete jogos. Hoje, terá de ter em atenção a sua vulnerabilidade defensiva no corredor central. Os escoceses vêm à Luz jogar defensivamente, povoando o meio campo com quatro ou cinco jogadores. E só o excelente Matic, (alguém se lembra de Javi?), e o colega, seja ele Bruno César ou Enzo, poderá ser insuficiente dada a superioridade numérica dos britânicos. Para equilibrar o setor, os médios alas terão de infletir para defender quando a equipa não tiver a bola. E se o Celtic marca?

Em contraste, o futebol de ataque do Benfica pode até não deixar respirar o Celtic. Se Maxi não alinhar, a fluência atacante no corredor direito será menor enquanto que na outra ala, Melgarejo e Ola John, para além de partirem a louça toda, vão municiar o mortífero Cardoso. Lima terá de ser alternadamente médio avançado, médio para defender e organizar e avançado para marcar. Creio que um Benfica com os princípios de jogo equilibrados, vencerá o Celtic.   

O Braga venceu na Turquia o Galatasaray e esteve a ganhar em Manchester por 0-2. Isto é um sinal não só de esperança como também da força da filosofia do futebol de Peseiro. O Braga é uma equipa que privilegia a posse de bola, não de uma forma de temporização, mas de preparação para construir e finalizar, e desta vez o Braga não será surpreendido pelo contra ataque do Cluj. Peseiro vai apostar num jogo equilibrado quer a defender quer a atacar. E acredito que vai ganhar.