Para o Sporting o ideal seria vencer logo à tarde o Basileia. Não vai ser fácil pois a equipa suíça há nove jogos que não perde para o campeonato e na última jornada goleou o líder. Ainda é possível ao Sporting seguir em frente na Liga Europa, se o Genk der uma mãozinha. Mas mesmo que isso não suceda a vitória sobre o Basileia é fundamental. Aumenta a confiança e reabilita psicologicamente a equipa. E Vercauteren terá mais tranquilidade no seu trabalho.

Vercauteren já teve tempo para se identificar com os jogadores e para trabalhar o que estava ausente. A condição física. Hoje os jogadores com melhor preparação física vão estar muito mais dinâmicos. Este jogo é um teste à sua sagacidade tática para implementar um dos seus modelos de jogo. No montar e desmontar de peças volantes, criando movimentações sincronizadas num envolvimento que surpreenda o Basileia. Daí ter afirmado que vai jogar com 11 defesas e 11 pontas de lança. Claro que a comunicação social aproveitou e escreveu «Vercauteren minimiza sistema tático e quer futebol total».

No futebol a tradição por vezes é um meio de motivação para os supersticiosos, que aguardam a continuidade dos encontros anteriores. Para o Sporting era bom que se mantivesse esse hábito. Porque os leões sempre ganharam em Basileia. Só que hoje são encontros imediatos. O resultado final de cada jogo é uma incógnita, aliás futebol sem incerteza era uma maçada, o imprevisível desperta o desejo e a paixão. Faz o público sonhar e leva os adeptos dos clubes contendores a um só pensamento: «Temos de ganhar, vamos ganhar». Qual? Logo se verá.