Depois de se saber quais as equipas que o sorteio determinou para aos clubes portugueses, rapidamente surgem os mais diversos comentários. Os “entendidos” fazem observações que vão da estatística, ao nome e valor dos jogadores. Opina-se que este ou aquele adversário, é acessível ou complicado. Mesmo os responsáveis desejam que lhes calhe o clube tal. 

Recordo o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, onde todos davam como certa a passagem aos oitavos de final do F. C. do Porto, e do Benfica? E até do Braga. Contudo na realidade saiu quase tudo ao contrário. O Benfica que tanto se falava que seria o segundo do grupo, classificou-se sim, mas para a Liga Europa. O Braga despediu-se sem honra nem glória da Europa.

Na Liga Europa o apuramento do Sporting era inicialmente dado como adquirido. Ficou em último. Num grupo onde tudo indiciava que seria o primeiro. Também se esperava um pouco mais do Marítimo e da Académica.  Esta é a realidade do nosso futebol. Entramos na Europa com seis equipas e quatro saíram pela porta pequena. 

O sorteio de hoje juntou o F. C. do Porto e o Málaga. Já se diz que o Málaga é a grande surpresa da Liga dos Campeões e do Campeonato espanhol. Até pode ser, mas e o valor do Porto não conta?

Benfica e o Bayer Leverkusen, defrontar-se-ão no dia dos namorados. Claro que nenhum deles tem a intenção de dar miminhos ao parceiro. Nem nenhuma equipa acredita em facilidades.

Depois destes exemplos e pelas surpresas do qual o futebol é fértil. A leitura de uma eliminatória que ainda não aconteceu assenta em cenários imagináveis, os quais não passam de um projeto de intenções.

A teoria de um jogo, os cenários, a lógica e tudo o que se afirmar antes dos jogos é virtual, e até se pode tornar real. Num jogo de futebol não há certezas, o desfecho é sempre uma incógnita.

Os jogos ganham-se ou perdem-se por várias incidências no percurso do mesmo: a sorte e o azar que são dois fatores incontroláveis, o erro, e o mérito, as arbitragens, a abordagem das equipas ao mesmo. Pois é, a imprevisibilidade é aleatória.