Jesus disse que não iria poupar jogadores no jogo com o Desportivo das Aves. Mas, claro que o fez, dado que relativamente ao último jogo só três jogadores mantiveram a titularidade. Garay, Jardel e Cardozo. E destes três elementos, só Garay não foi substituído!

«Não mudo para poupar ninguém. Mudo por achar que, para o jogo com o Aves, vou ter alguns [jogadores] em melhores condições. Eu escolho em função de cada jogo.» Como se comprovou para vencer o Aves não era preciso recorrer à equipa ideal. «Foi bom para alguns jogadores que não estiveram em Moreira de Cónegos. Queria dar competição a todos e consegui.» Aqui está a resposta!

Sabemos que uma frágil oposição facilita a exibição, as vitórias, e até a goleada aos adversários. Nesta eliminatória da Taça de Portugal. O Benfica fez um jogo muito competitivo, os jogadores menos utilizados encararam o encontro com muito pundonor, empregaram-se a fundo, para dizerem a Jesus que estão prontos para serem titulares.

Estes jogadores realizaram uma exibição de luxo, e a goleada ainda poderia ter sido mais volumosa. Mas estas “Aves” são muito pequeninas. Autênticos piscos. Vilaça disse que principalmente na primeira parte a sua equipa não esteve na Luz. De facto a organização defensiva foi uma lástima.

Defender não é só aglomerar dez jogadores no seu próprio meio campo! É fundamental pressionar. É necessário acompanhar as movimentações dos adversários. É indispensável um posicionamento eficaz para anular o último passe. Mas nada disso aconteceu. Dar tempo e espaço aos tecnicistas do Benfica? Dá o que deu. Goleada!

O Benfica está em todas as competições nacionais. Ultrapassada esta eliminatória da Taça de Portugal. Regressa o campeonato. Jesus idealizou antecipadamente o que se passou no jogo com o Aves, e adivinhou. Domingo, o Benfica vai defrontar outra equipa canarina, mas esta é muito diferente. Jesus já avançou, mas muito sucintamente: «Vai ser muito difícil, pois o Estoril tem uma boa equipa.» O resultado final na Amoreira é muito importante para o Benfica e para o Porto. Psicologicamente terá repercussão no estado de espírito dos responsáveis e dos jogadores destas duas equipas!