A história deste campeonato faz-se jornada a jornada. Até agora, a realidade da mesma resulta do somatório de pontos que as equipas amealharam. Constata-se a cinco jogos do final,que nada ainda está decidido. Não há certezas. Só interrogações. Qual será o campeão? Qual será a terceira equipa a entrar na Liga dos Campeões? Quais os clubes, que irão à Liga Europa? E quais descem de divisão?

Campeão? Só o Benfica ou o Porto. A vantagem neste momento é do Benfica e as esperanças dos dragões assentam na possibilidade de que as águias no percurso para o Dragão empatem o voo vitorioso frente ao Sporting ou Marítimo. Mas para o Porto usufruir dessa oportunidade terá de vencer todos os restantes jogos. Senão esta época será um fracasso.

O Benfica para ir descansado ao Dragão terá de ultrapassar estes dois jogos de alto risco. O de domingo frente ao Sporting, no qual poderá pesar psicologicamente o prenúncio do que sucedeu em 85/86 e depois tem a complicada visita ao Marítimo. Mas mesmo que lhe aconteça algum percalço o Benfica terá a possibilidade de ir ao Porto repetir a façanha de 90/91.

O Paços está confiante em ir à Champions. Três pontos, que equivalem a quatro de avanço, os quais poderão ou não, ser suficientes? Dado que tem um calendário complicado. Recebe o Rio-Ave, o Sporting e o Porto. O Braga tem a desvantagem de quatro pontos, mas o seu calendário é muito mais acessível se vencer os jogos que faltam irá à Liga dos Milionários.

Quanto à descida de divisão, seis equipas lutam pela permanência. Como o alargamento ainda não foi aprovado, à cautela todas elas tentarão sobreviver, mas todas vão sofrer até ao fim. O Beira-Mar já está afundado.

Certezas no futebol, só as do passado, mas quanto ao futuro, nada sabemos. Este final de campeonato pode alterar todos os prognósticos, os quais só se concretizarão em realidade na altura certa. Neste momento não passam de ilusões, de sonhos, de imaginações, as quais geram os mas sofisticados cenários. Contudo a antevisão não passa de uma ficção.

Todavia, o amor e a paixão dos adeptos incutem-lhes a convicção, a qual transforma as dúvidas em certezas. Como tal dirão: qual incerteza? O meu clube é que vai ganhar o campeonato. Nós é que vamos à Liga dos Campeões. A Liga Europa espera por nós. Qual descer de divisão? Esta firme ideologia é natural? Têm a palavra os leitores!