O Barcelona passa por uma fase calamitosa. Apesar de ontem ter jogado sem cinco titulares entre os quais Messi. Esta situação pode servir de atenuante, mas a sequência da descaraterização do seu futebol é mais profunda e tem origem numa incorreta gestão estrutural. A começar por uma inusitada gestão da equipa quanto à sobrecarga de jogos. Com o campeonato há muito tempo assegurado, faltou a adequada rotatividade.
Com o título espanhol já ganho, o grande objetivo do Barça era e deveria ser a conquista da Liga dos Campeões, todavia como não foram tomadas as exigidas precauções, os jogadores começaram a ficar cansados, sem ritmo nem velocidade, para o exigente tiki-taka, o que causou uma onda de lesões.  
A equipa está mal estruturada e se a defesa é vulnerável mesmo com os habituais titulares, mais frágil se torna com jogadores adaptados. É intolerável que uma equipa como o Barcelona não tenha pelo menos dois bons jogadores para cada lugar. 
A Messidependência é por demais evidente. Este futebol do Barcelona sem Messi falta-lhe as acelerações e os dribles em progressão do argentino, o qual deixa para trás vários opositores em cada jogada. Sem ele o jogo fica curtinho, escasso, maçador, robotizado. Vai até à entrada da grande área e depois volta para trás. Por isso é inoperante, não cria perigo dado que não se remata e sem remates não há golos.
A seleção espanhola utiliza o modelo do Barcelona, mas tem a particularidade de jogar com um ponta de lança, o que difere para melhor dado que é uma referência. Apesar de seleção espanhola vencer tangencialmente a maioria dos seus jogos. Penso que o Barcelona irá no futuro optar por jogar pelo menos com um ponta de lança e terá de contratar jogadores competentes para criarem um grupo equitativo e uniforme.
Esta eliminatória foi um vexame para os catalães, sete golos a zero. É o reflexo do que explicamos anteriormente. É urgente refletir o porquê deste insucesso e há muito a analisar. Se não forem tomadas medidas de reestruturação, o tempo áureo dos catalães finaliza o ciclo vitorioso e deslumbrante a nível internacional!