Esta época, a nível da elite da Liga dos Campeões os alemães foram os melhores. Esta final mostrou isso mesmo. Os finalistas apresentaram um magnífico futebol de ataque. Ganhou o Bayern como poderia ter ganho o Borussia. Este exemplo deveria ser seguido por todas as equipas que disputam jogos decisivos ou finais. Se de facto querem ganhar, devem jogar ao ataque.

Esta final foi um tu cá, tu lá, no qual surgiram imensas oportunidades de golo para ambas as partes. Diz-se que a equipa que tiver um bom guarda-redes é meio caminho andado para a vitória. Mas neste caso o equilíbrio e a paridade eram evidentes, até nos guardiães, ambos com defesas extraordinárias evitaram várias vezes o golo.

Foi um jogo emocionante, um suspense contínuo na espera do golo. Quando o Bayern marcou, os adeptos bávaros exaltaram ao rubro, os do Burussia ficaram ainda mais amarelos. Quando o Borussia empatou os sentimentos foram antagónicos. As equipas não relaxaram, continuaram na procura da vitória, nenhuma se retraiu nem jogou para o prolongamento, ambas continuaram a praticar um futebol ofensivo, fluido e contínuo.  

Os espetadores expectantes eram uma pilha de nervos dada a incerteza do resultado final. Eles sabiam que a distância entre a derrota e a vitória é o golo. O futebol é um teatro de emoções onde a tristeza e a alegria se alternam com a flutuação do placard. Este foi um excelente espetáculo. Triste para uns e feliz para outros. Neste excelente e saboroso bolo-rei, saiu a fava ao Borussia e o brinde foi para o Bayern!

Esta final foi dramática para os afetos ao Borussia. Contudo foi dignificante a empatia entre os de Dortmund. Todos sentiram a angústia da derrota, e de lágrimas nos olhos criaram uma cumplicidade no dever cumprindo, quer por parte dos intérpretes os quais na totalidade prestaram tributo aos seus fiéis seguidores e estes responderam com uma uníssona salva de palmas.

Os vencedores também choram, mas de alegria, sentem uma felicidade que os, leva numa viagem à sua meninice. Conquistaram um excelente brinquedo e as reações do seu contentamento e a sua exaltação são uma autêntica loucura.

Parabéns aos vencedores e obrigado aos vencidos, pelo jogo fabuloso que proporcionaram aos amantes do futebol. Só um poderia vencer, mas ambos eram dignos da vitória! Aliás o grande vencedor foi o futebol germânico!