Nesta eliminatória da Taça de Portugal só o jogo entre Belenenses e Académica junta duas equipas da primeira divisão. Das restantes 14, cinco jogam em casa e as outras nove visitam equipas secundárias e terciárias. No Restelo, uma delas ficará pelo caminho. Contudo, dada a superioridade dos primodivisionários, a lógica indicia que para além desta excepção todas continuarão na prova.

Mas como em futebol a lógica é uma batata, e nos jogos da Taça de Portugal por vezes surgem “tomba gigantes” da Liga Zon- Sagres aqui os clubes são todos são enormes, mas dos 3 “gigantes” só o Benfica joga como visitante. O Porto e o Sporting jogam nos seus estádios, por isso não se esperam surpresas.

Nesta deslocação a Cinfães, Jesus dos habituais titulares só convocou três jogadores: Ruben Amorim, Djuricic e Ola John. Pode ser que o técnico encarnado esteja a arriscar demais para quem quer vencer a Taça. Como favorito, o Benfica nada tem a ganhar pois vencer e ser superior ao Cinfães é uma esperada obrigação.
Jesus disse que esta escolha nada tem a ver com poupar jogadores para o jogo da Liga dos Campeões e sim para talvez não dar tanta carga de competição nesta fase a alguns deles. Porém, esta súbita alteração é preventiva pois pode evitar possíveis lesões e salvaguardar a exibição da equipa titular.

Os treinadores do Porto e do Sporting, apesar da diferença abismal de valores entre eles e os opositores, não facilitam. Ambos enviaram recados de fora para dentro. Embora não se compreenda que não tenham o cuidado de selecionar um discurso para o público e outro para o privado.

Paulo Fonseca atirou que não pode admitir que «os jogadores não deem o máximo no FC Porto», e deixou a garantia de que «os atletas que correrem riscos com o Trofense, não encarando a partida de forma séria, estão muito mais próximos de deixar de ser peça fundamental nos jogos seguintes».

Já Leonardo Jardim mandou também recados para a navegação ao afirmar que «qualquer elemento leonino que pense no clássico com o FC Porto antes do jogo da Taça de Portugal, e quem não estiver focado no Alba corre o risco de falhar o jogo seguinte». É enorme a preocupação destes técnicos perante adversários tão acessíveis. Trofense é o último da Liga de Honra e o Alba joga nos distritais.

Estas reacções refletem que Paulo Fonseca, para além do jogo com o Zenit, tem em mente, tal com Leonardo Jardim, o clássico FC Porto-Sporting no Dragão, e ambos pensam nele, mais do que os próprios jogadores. Dado que estas conversas soam a avisos e ameaças deslocadas, desnecessárias e inopinadas.

A motivação transmite-se no local certo. Com discursos realistas, os quais exaltam o respeito, a vontade, o querer, o interesse, a responsabilidade, a perseverança, a superação e a exigência profissional. Esta cumplicidade gera confiança, optimismo, alegria e apetência de fazer o melhor. A entrega total cria hábitos positivos, fortalece a auto estima, aumenta a ambição e fixa a estabilidade emocional.

Vivamos a festa da Taça. Em Cinfães, a festa, a alegria e a euforia estarão presente, o estádio vai esgotar. E o jogo será emocionante para os adeptos da casa, os quais enquanto não sofrerem golos, acreditam que tudo é possível, e se tiverem a felicidade de marcar antes do Benfica então vai ser uma loucura total.

As hostes da trofa, vizinhas do Porto também acorrerão em romaria ao Dragão na ténue esperança de um inesperado “milagre”.

No Alvalade XXI, o Sport Clube de Alba radiante e feliz por jogar com o Sporting, junta-se à festa. Aproveitando a oportunidade para promover o clube e a cidade, mobilizando-se em massa para se deslocar e desfrutar o jogo no estádio do clube mãe!