Muito se tem escrito e falado deste Porto – Sporting, o qual está naturalmente a ser exaustivamente badalado por toda a comunicação social. Os especialistas alvitram as mais diversas opiniões, a grande maioria das quais, como é hábito, abordam mais, como não poderia deixar de ser, a periferia e menos o núcleo futebolístico!

As discrições giram à volta dos aspectos psicológicos. Da estrutura do campeão ser mais sólida dado que é composta por jogadores que estão habituados a jogar juntos, ou às alterações realizadas esta época na equipa dos leões para justificar uma eventual imaturidade da juventude leonina, assim com a troca de galhardetes entre presidentes, à surpreendente prestação dos leões. E os eventuais cenários consequentes ao resultado final do jogo para a equipa do Sporting e do treinador Paulo Fonseca.

Também os treinadores anteciparam o encontro. Leonardo Jardim falou muito das virtudes do Porto. Do seu favoritismo por jogar em casa, de estarem em primeiro, de não perderem no Dragão para a Liga nacional há cinco anos, da forma como o Porto atua e da vontade que os dragões têm de regressar às vitórias depois das duas derrotas na Champions. E dos leões disse que «o Sporting tem um objectivo definido para esta época e que este não se altera, à oitava jornada. O resultado do Dragão não muda as nossas pretensões e objectivos em relação ao campeonato». Apesar de jogar com o campeão, Leonardo Jardim garantiu a mesma ambição, e que não muda nada do que normalmente faz.

Já Paulo Fonseca não se referiu ao Sporting. Disse que o Porto só tem um pensamento que é o de ganhar, que o clássico é só mais um jogo e que vale três pontos como todos os outros. O técnico dos dragões revelou optimismo ao assumir que a sua equipa vai entrar com o claro intuito de vencer e assumir o favoritismo dentro de campo. Fonseca adiantou ainda que não lê jornais nem vê televisão, aludindo desconhecer as críticas que lhe têm dirigido e também disse que o Porto não procura resultados porque está na frente.

Analisando os discursos, o de Leonardo Jardim é elegante para com o FC Porto, mas ao mesmo tempo criando um cenário atenuante, e que não desprestigia, no caso, do Sporting perder no Dragão, dado o elogio que fez aos predicados do campeão. E caso vença os leões vençam no Dragão, as coisas alteram-se pergunto eu? Alteram,  porque nesse cenário o Sporting passa a liderar o campeonato. Contudo, seja qual for o desfecho. No entanto, Jardim relembra que o Sporting tem como objetivo principal a qualificação que lhe garanta a entrada na Liga dos Campeões. As suas palavras também visam minimizar a exagerada euforia que reina na maioria das hostes leoninas.

Quem estiver à espera no caso da derrota do FC Porto que Paulo Fonseca fique em maus lençóis, bem pode esperar sentado. Pinto da Costa aposta até ao fim, e a aposta é alta, ao escolher este jovem, promissor e credenciado treinador. Mas independentemente do resultado final do jogo do Dragão, o líder do FC Porto irá manter-se na linha da continuidade.