Ontem escrevi que o mês de Novembro pode influenciar a época do Benfica. Hoje escrevo que também pode influenciar as épocas do Sporting e do FC Porto.

Dada a revolução financeira, o Sporting apostou nos jovens da Academia e esta iniciativa é um exemplo a seguir pelos clubes nacionais. Naturalmente e conscientemente, não se assume como candidato ao título. O Sporting tem como projeto conquistar um lugar na Liga dos Campeões.

A indeterminação está na posição em que acabará o campeonato. Será em terceiro, segundo ou primeiro, dado que o trabalho desenvolvido e a qualidade do futebol apresentado pelas equipas da Liga leva a que exista um fosso entre as restantes e os três primeiros.

Ao não ter a responsabilidade de vir a ser campeão, o Sporting em termos psicológicos tem possibilidades de manter permanentemente o equilíbrio emocional. Portanto, perder no Dragão é natural para quem persegue o terceiro lugar. Como este jogo estava no grupo dos possíveis desaires, pouco ou nada afetou o projeto. Isso não admira que Leonardo Jardim diga que o Sporting está num estado de normalidade e que a motivação continua em alta.

Porém, ao ter assumido a luta pela conquista das restantes provas nacionais, o sorteio da Taça de Portugal foi madrasto. O Sporting em Alvalade já jogou e empatou com o Benfica. De lá para cá os leões continuam a apresentar um futebol credível. O Benfica neste momento está melhor, e o jogo é na Luz.

Contudo, o Sporting tem a vantagem de ser um outsider, não só na corrida para o título, como também para este jogo da Taça de Portugal, dado que não tem o desgaste das competições europeias. O jogo de 9 de Novembro e a deslocação a Guimarães podem influenciar a época do Sporting.

Paulo Fonseca aciona o desatualizado discurso dos treinadores dos três grandes, que ignoram a dilatada diferença de possibilidades de vencerem, e deste modo desvalorizam a categoria e a qualidade dos seus jogadores e de certa forma menosprezam a organização do seu próprio trabalho. Os jogos para eles são sempre difíceis, mesmo com adversários menos cotados.

«Vai ser difícil, o Belenenses vem de uma série de resultados muito positivos, tem duas vitórias e dois empates. Está motivado pelo futebol que tem desenvolvido…» Pergunta-se: e o FC Porto que é líder isolado e bateu o Sporting praticando um excelente futebol na segunda parte? Não está moralizado? Claro que sim! Estas conversas não fazem sentido. Superior é superior!

Mal fora que todo o potencial dos dragões não fosse suficiente para vencer em Belém. Os dois outros jogos que se avizinham é que são fundamentais e decisórios para o FC Porto. Quarta-feira a continuidade na Liga dos Campeões, depende do resultado obtido. E no domingo, dia 10, o jogo da Taça de Portugal, em Guimarães, é importante para quem deseja vencer todas as provas nacionais.

No confronto das provas internas desejo que vençam os que merecem, ao praticarem o melhor futebol. Nas competições europeias, como português, a minha vontade é que as equipas nacionais, Benfica e FC Porto, vençam os dois próximos jogos da Liga dos Campeões, para desta forma elevarem o futebol nacional e trazerem alguns milhões que muita falta fazem às tesourarias dos clubes.