A presente jornada foi ‘estranha’. Um espelho genuíno do estado de espírito da forma dos denominados grandes. O FC Porto continua muito inconstante. Domina, mas não encanta e tarda em conquistar. Paulo Fonseca tem sentido dificuldades em quase todos os jogos para ganhar aliando boas exibições e sempre que perde pontos tem bastante dificuldade em justificar o quer que seja.

O Sporting aproveitou e encurtou a distância para o líder. De forma esforçada e com muita emoção, como têm sido apanágio dos seus jogos, tem conseguido com um espírito coletivo e com muita mentalidade competitiva criar uma visão onde impera o jogo a jogo. Sem o cansaço das competições europeias, Leonardo Jardim tem conseguido alinhar e focar o plantel na Liga! E mesmo já tendo tido um calendário complicado, continua na frente.

Por fim, o que dizer do Benfica? Ganhou mais um jogo sem entusiasmar e preferiu (ou apenas conseguiu?) gerir o jogo de forma mais organizada do que estar empolgado. Estranhamente, Jorge Jesus no ano em que tem menos condições emocionais para estar à procura do título e por todos os episódios que já aconteceram, chega à 9ª jornada a depender apenas de si e começo a considerar que vencer esta Liga não seria surpresa nenhuma.

Jorge Jesus não é um treinador perfeito. Como qualquer um outro. De forma mais explícita do que seria confortável, tem sentido uma dificuldade enorme nos últimos anos em estar em silêncio nos momentos fundamentais. O Benfica tem sentido dificuldade na grande maioria dos jogos, muitos golos sofridos nos primeiros jogos e sem encantar, tem conquistado pontos que lhe têm possibilitado estar em 2.º lugar. Existem duas questões que me fazem pender para o Benfica como o grande candidato para este ano:

- Os percalços do Porto e as últimas vitórias sem entusiasmar do Benfica têm dado para não perder a corrida do título. O que poderá acontecer se o Benfica começar a jogar como pode (e deve) numa fase da Liga que ainda exista espaço para recuperar pontos e lugares?

- Se JJ aprender a controlar-se e existir alguém que dentro da estrutura do Benfica o controle…há espaço de manobra para que este ano o Benfica não morra na praia pelas palavras constantes e incoerentes do seu treinador.

Sobre o futuro, será uma semana interessante do ponto de vista competitivo e anímico destas três equipas. Porto e Benfica poderão ficar com um pé fora da Liga dos Campeões e no próximo fim-de-semana, pelo menos um dos grandes ficará fora da Taça de Portugal e o Porto terá uma deslocação sempre difícil à cidade de Guimarães. Antes de chegar a meio de Novembro, Porto, Benfica e Sporting poderão ter de conviver com um resto de época pequeno para as suas aspirações. Vamos aguardar como é que as equipas e os seus treinadores irão realizar a gestão de expectativas dos seus clubes e jogadores.

Sobre os ‘outros’, o Sp. Braga continua a desiludir. A instabilidade presidencial e a estratégia de comprar a saldo e esperar que saia de lá uma estrela não está a resultar este ano. Mas a estrela desta semana é claramente para o Gil Vicente e João de Deus! A três pontos de Benfica e Sporting! Com um plantel renovado e um treinador na sua primeira época no clube! O campeonato é uma prova de regularidade, mas para já, com quase um terço da Liga já realizada, é de esperar um final de campeonato para os gilistas mais tranquilo que nos anos anteriores.