O ponto certo para motivar é uma das questões mais preocupantes para um treinador. A tarefa de um selecionador é ainda mais difícil nesse ponto que um treinador de um clube.

A necessidade de em pouco tempo alinhar um conjunto de objetivos individuais faz com que Paulo Bento não tenha uma tarefa fácil, mas também tem semeado muito das suas dificuldades em escolher outros atletas predispostos e comprometidos com a seleção.

O que nos diferencia no futebol e noutras modalidades desportivas faz parte, não apenas das condições de treino serem melhores ou piores, mas de um modelo comportamental que em nada nos beneficia! Na (in)capacidade de em todas as competições darmos tudo para vencer e não confundir a gestão de desforço com a subjetividade de baixar os índices de intensidade, entrega, compromisso e motivação.

Felizmente, 6ª feira correu-nos bem! Amanhã, se começarmos bem, tudo leva a crer que iremos superar este desafio. Digo se começarmos bem, porque este grupo de atletas tem demonstrado alguma incapacidade de reagir às contrariedades. Vamos esperar que não!

Mas este jogo demonstrou-nos, tal como o jogo em casa contra a Rússia, e há dois anos no play-off, que a seleção se compromete e bem nestes jogos! Mas tem sempre o outro lado. Estamos nesta situação exatamente porque nos jogos supostamente mais fáceis, vacilámos! E este vacilar faz parte da nossa identidade pré-competitiva. Infelizmente, porque haverá uma primeira vez nestes jogos ‘de morte’, que não chegará.

Algo para refletir: onde e como vamos incutir na formação do atleta e cidadão este pilar de seriedade constante na mentalidade competitiva? Não tenhamos grandes dúvidas, não é com tecnicistas que vamos lá. Nem com ‘carregadores de piano’. Nem com velocistas. É com atletas completos e isto pressupõe ter atitude vencedora sempre. Pois é isso que distingue quem mais ganha. Não é o talento, mas sim a entrega e compromisso. Porque talento há muito, mas quando não é combinado com trabalho…

Por último, convido-vos a estarem presentes no Comité Olímpico de Portugal esta segunda-feira às 18h30 para o lançamento do livro ‘Coach to Coach – Motivar, Liderar e Gerir Equipas’ com vários treinadores e com a apresentação por parte do Presidente do COP.