Os vencedores nunca desistem e os que desistem nunca vencem. A frase é do treinador mediático Vince Lombardi. Nos últimos anos, internamente, temos tido vários exemplos que quem festeja antes do tempo pode passar por maus bocados e quem nunca desiste, sai recompensado.

Faltam 6 jornadas para terminar o nosso campeonato. Temos já esta semana as meias da Taça de Portugal. A outra meia da Taça da Liga vai chegar algures e a UEFA ainda dará, pelo menos, mais dois jogos ao Benfica e Porto. Muitas emoções estão para chegar e as pernas e a mente podem não chegar para tudo o que vem aí!

O Sporting por um lado tem a sua tarefa facilitada. Apenas uma via para alcançar o sucesso e pode canalizar todos os esforços físicos e emocionais nessa causa. Há um alinhamento entre o clube e o treinador para que este crescimento da pior época de sempre para um patamar elevado seja alcançado já esta época. Leonardo Jardim e a sua estrutura estão cada vez mais perto de alcançar um 2.º lugar excelente e de olhos postos em qualquer escorregadela do Benfica.

Benfica e Porto estão juntos na carga de jogos que faltam. Embora no campeonato o Benfica consiga manter jornada após jornada a vantagem pontual para o Sporting, Jorge Jesus aos poucos parece tentado em querer ganhar tudo. O que é legítimo. Mas diz a experiência que deveria focar-se naquilo que é mais exequível e importante.

A próxima 4ª feira dar-nos-á uma visão interessante. Quem vai apostar mais e em quê? Porto e Benfica têm apresentado supostamente um onze titular mais regular. Veremos quem vai fazer descansar mais e em que zonas do campo para resguardar para o próximo fim-de-semana (com saídas difíceis de ambas as equipas) e logo na próxima 4ª feira há UEFA para ambos.

O Sporting daria tudo para ter este bom problema que seria ter muitos jogos para lá dos seis que faltam para terminar o campeonato. Mas não deixa de ser positivo aproveitar o contexto que há e assim, ficar a assistir ao cansaço físico e gestão de frustrações ou sucessos que eventualmente existirão para os dois rivais.

Porto vive na angústia de ter de jogar sempre para ganhar tudo mas ver jornada após jornada o 2.º lugar estar mais difícil de alcançar. Benfica vai ganhando uma maior almofada internamente, mas Jorge Jesus sabe bem e afirmou-o, qualquer empate ou perda nas meias frente ao Porto pode proporcionar mentes menos positivas para o lado da Luz.