Apesar do Benfica não ter vencido em Guimarães, sagrou-se campeão como era esperado. Num dos melhores jogos do Benfica fora da Luz, produziu diversas oportunidades e poderia ter vencido com alguma facilidade considerando que o Vitória não fez um remate à baliza e ter defendido sempre de forma muito alinhada, focada e com muitos momentos de pausa. Contou, mais uma vez, o que poderia ser até um denominador comum, com a ajuda da equipa do Porto, que face ao semi-desaire da equipa encarnada, não conseguiu levar de vencida o Belenenses.

O Benfica – se contarmos apenas com as competições internas – foi a melhor equipa. Mesmo com a razia que teve de muitos titulares como Oblak, Siqueira, Matic já em janeiro, Markovic, Rodrigo ou Cardozo, Jorge Jesus conseguiu dois reforços a custo zero bastante importantes como foi o caso de Júlio César e Jonas e montou uma equipa mais coesa e pragmática. Jorge Jesus, mesmo com alguns episódios descontrolados, foi mais conservador na sua gestão, mas levou à criação de um espírito colectivo bastante forte. Ficou a ideia ‘implícita’ que este grupo de jogadores era claramente insuficiente para andar nas lides europeias e lides internas, daí ficarmos sempre com a dúvida de até onde esta equipa fez tudo ao seu alcance para os jogos da Liga dos Campeões.

Jorge Jesus, com o seu estilo peculiar, alcançou uma conquista que ficará na história do clube e com isso, vê a sua imagem ainda mais valorizada, mesmo que continue a não conquistar total simpatia para os lados da Luz. Lopetegui, também com um estilo de todo menos abonatório, desperdiçou a sua época de estreia em Portugal. Pinto da Costa deu-lhe talvez as melhores condições que algum treinador no clube do Porto teve. Nem mesmo Mourinho teve tantas condições. Vários jogadores pedidos expressamente pelo treinador do Porto e diversos valores. Desvalorizou bastante a competitividade interna e concentrou-se muito mais nas competições europeias.

Estranhamente, num dos jogos mais importantes da época, Lopetegui teve opções que após o jogo são mais fáceis de analisar, mas mesmo assim, fica a ideia que a sua gestão do balneário pode ser claramente aperfeiçoada. Percebe-se a frustração e a necessidade de culpar todos os outros menos a sua figura ou a sua equipa. Não se percebe bem o que isso pode ajudar o clube a alterar aspectos que correram menos bem, mas enquanto a equipa do Porto apostar nesta estratégia agradecerão Benfica, Sporting e outros. A época ainda pode ser mais positiva para os lados do Benfica, Marítimo, Sporting ou Braga. Vamos ver e perceber que sinais ainda existirão para se perceber as alterações que vamos assistir, especialmente ao nível dos treinadores da próxima época.