Acredito que Jorge Jesus era provavelmente o sportinguista mais realista e consciente que pairava por aí. Ele e a equipa técnica tinham mais consciência que o estado de sonho que os sportinguistas viviam (e ainda vivem, porque a Liga está completamente ao rubro) era resultado de um excelente trabalho realizado por eles em tão pouco tempo, mas por outro lado e não querendo colocar em causa a justiça ou injustiça dos resultados, também era resultado de resultados conseguidos mesmo à última em alguns dos jogos.

Jorge Jesus, goste-se ou não do estilo, colocou a equipa do Sporting a jogar um pouco melhor do que conseguiu em muitos jogos ao serviço do Benfica, mesmo em anos em que o clube da Luz era campeão. E este Sporting tem duas grandes diferenças comparativamente às equipas sportinguistas de Leonardo Jardim e Marco Silva: mais soluções e mais objectividade / realismo.

Esta semana foi um resvés para o projecto ou o caminho de Jesus no Sporting. Jogar em Braga nunca seria fácil e mesmo fazendo um bom jogo, caiu aos pés de Paulo Fonseca. Mas Jorge Jesus é o treinador mais experiente internamente e saberá que agora, é a melhor altura de fazer a tal caminhada e como a mesma terá de ocorrer para vencerem algo internamente, dado que na Europa irá ser sempre muito complicado. Como Jesus fará esse caminho é que não sabemos.

Outro dos desafios é gerir as expectativas que o primeiro lugar estava a gerar. Jesus ‘não tem nada a ver com isso’, mas por outro lado, tem e muito! A ‘culpa’ era dele, conseguiu criar uma equipa demasiado objectiva e realista, que mesmo com vitórias tangenciais, ia chegar ao derby tão ou quase decisivo à frente na classificação. O caminho ainda é longo, mas algumas vitórias valem mais do que três pontos e há derrotas que também custam mais do que três pontos. Vamos ver o que vale esta na Madeira!