Depois dos triunfos na etapa inaugural disputada ontem, os dois atletas souberam guardar as magras vantagens e inscreveram pela primeira vez o seu nome do historial do prestigiado evento.
Terminou da mesma forma que começou. Com sol e temperatura amena em terrenos de sonho, competição intensa e a incógnita quanto ao vencedor a permanecer até ao derradeiro segundo de prova. No final, a confirmação dos nomes do sueco David Andersson (Malungs OK) e da francesa Amélie Chataing (Kalevan Rasti) como os vencedores da sétima edição do Norte Alentejano O' Meeting (NAOM).
Abrindo um ciclo de três provas internacionais, o NAOM regressou a Nisa sob os melhores auspícios. Contando com a assinatura do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e da Câmara Municipal de Nisa, o evento constituiu o pontapé de saída da Taça de Portugal de Orientação Pedestre da presente temporada e teve hoje o aliciante duma etapa de Distância Média pontuável para o ranking mundial da modalidade. Motivo pelo qual alguns dos que ontem faltaram à chamada não quiseram deixar de marcar presença hoje, com particular destaque para a seleção dinamarquesa que foi a grande animadora da prova feminina no escalão de Elite. De resto, registe-se o excelente índice de participação, contabilizando-se em quase novecentos os atletas que tiveram a oportunidade de participar em pelo menos uma das três provas levadas a cabo.
Um segundo lugar com sabor a primeiro
Depois de ontem ter vencido de forma conclusiva a etapa de Arez, o sueco David Andersson foi de novo figura maior no dia de hoje ao concluir a prova no segundo lugar. Andersson soube guardar de forma segura a vantagem de 51 segundos trazida da véspera, quedando-se a escassos dois segundos do vencedor, o francês Philippe Adamski (Kalevan Rasti), que registou um tempo de 29:17 para 7,0 km de prova (24 pontos de controlo, 120 metros de desnível). Com o mesmo tempo de David Andersson, classificou-se o russo Valentin Novikov (CSP V. Novgoro). No escalonamento final do Norte Alentejano O' Meeting 2013, Andersson foi o vencedor e Adamski o segundo, enquanto a terceira posição pertenceu ao ao russo Valentin Novikov. 
A propósito desta vitória e do seu significado, David Andersson referiu que «representa muito para mim, é o resultado dum bom período de preparação no Inverno e dá-me a tranquilidade necessária para encarar da melhor forma os desafios que se avizinham.» Philippe Adamski era, igualmente, um homem feliz: «Estou satisfeito com a forma como, num terreno muito rápido, consegui aplicar aquilo que tenho feito este Inverno ao nível da preparação.» Reconhecendo que retirou alguma vantagem de ter feito a parte final da prova com outros atletas que se deixaram atrasar e que cometeu alguns pequenos erros, Adamski deixa sobretudo sublinhado que este «é um terreno extraordinário, que convida a correr muito rápido e senti na verdade imenso prazer durante toda a prova.» 
Maja Alm imparável
No setor feminino, a dinamarquesa Maja Möller Alm (Dinamarca) fez jus ao facto de ser a atual 10ª classificada do ranking mundial e, mercê duma prova absolutamente notável, impôs-se às suas diretas adversárias por margem concludente. A atleta dinamarquesa cumpriu os 5,1 km de prova (21 pontos de controlo, 100 metros de desnível) em 26:20, deixando atrás de si Amélie Chataing e Ida Bobach (Dinamarca), a 52 e 53 segundos de diferença, respetivamente. No cômputo das duas etapas, Chataing acabaria por vencer de forma clara, relegando para as posições imediatas as russas Anastasia Tikhonova (MS Parma) e Svetlana Mironova (Hellas).
«Na Dinamarca está tanto frio que é muito bom estar aqui», começaria por referir a vencedora desta últipa etapa, ela que é uma habitual frequentadora dos nossos Campos de Treino e das nossas competições nesta altura do ano. Referindo-se à sua prova, Maja Alm disse ter sido «um excelente treino, com uma corrida muito rápida, perfeita para mim e sem erros.» Também Amélie Chataing se mostrou «muito contente por ter ganho os dois dias de competição.» Lamentando o facto da seleção dinamarquesa não ter marcado presença na primeira etapa, a atleta francesa realça sobretudo o facto de «poder competir a este nível no período de Inverno» e de ter alcançado «muito boas performances».
Tiago Romão e Vera Alvarez, os melhores portugueses
Mercê duma excelente prova, Tiago Romão (ADFA) foi o melhor português no dia de hoje, concluindo na 16ª posição a 1:59 do vencedor. No final, o atleta deixou também uma palavra a propósito da sua prova, começando por valorizar a forma como soube corrigir os erros cometidos na primeira etapa e os soube reparar: «Sabia o que tinha de melhorar e hoje fiz um ataque forte, tentei ir focado desde o início. Acusei o cansaço já na parte final, que também era a mais técnica, cometendo aí alguns erros que me terão custado cerca de 30 segundos, mas não deixo de ficar satisfeito com a minha prestação em termos globais.» 
No setor feminino, destaque para o 24º lugar de Vera Alvarez (CPOC), a 7:13 da vencedora, o que faz dela a melhor portuguesa neste derradeiro dia. Para a atleta, «foi ótimo ganhar, o resultado foi bom, mas cometi alguns erros sobretudo por falta de concentração». Lembrando que «as provas no final de 2012 não foram propriamente exemplares», a atleta deixa uma palavra de apreço a esta organização - «os mapas e os percursos foram muito bons e é isso que importa para desenvolvermos a nossa orientação» - e vê nisto «o prenúncio duma boa temporada».

Resultados completos e mais informação em  http://www.gd4caminhos.com/naom2013-main/naom2013