Depois das várias incursões da Orientação levadas a cabo em 2012 no Centro Histórico do Porto, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos regressa a um local de eleição, preparando-se para organizar, já no próximo dia 12 de maio, a segunda edição do Porto City Race. 
O casco histórico do Porto recebe na manhã do dia 12 de maio um grande evento urbano de Orientação Pedestre. Trata-se do Porto City Race, prova de abertura do Circuito Nacional Urbano 2013, aberto a pessoas de qualquer idade, podendo participar individualmente ou em grupo.
Fernando Costa assegura que a Orientação «é uma forma diferente de correr ou caminhar».
«O participante é que escolhe as suas opções, corre-se com liberdade e aplica-se muito bem a sigla 'correr por prazer', pois não existe nenhuma imposição a não ser a obrigatoriedade de passar pelos pontos de controlo do seu percurso no menor espaço de tempo possível», disse o organizador da prova, dando uma definição simples e de forma objetiva da prova: «Correr a pensar, pensar a Correr».
Com partida e chegada no Palácio de Cristal, local emblemático da Invicta, à disposição dos participantes irão estar 14 percursos diferentes, perfeitamente ajustados ao nível físico e técnico de cada participante. Nos percursos abertos é de destacar a possibilidade de os mesmos poderem ser feitos em grupo ou em família. 
Para quem não está habituado a interpretar um mapa de Orientação, Fernando Costa garante que «não irá notar muita diferença, pois o mapa urbano é muito parecido com um mapa turístico e a organização poderá fazer briefings antes da partida para esclarecer alguma dúvida».
Onze países inscritos
Bélgica, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Hungria, Lituânia, Holanda, Noruega e Ucrânia, para além de Portugal, naturalmente, formam a lista de países representados no evento. Entre as individualidades que oferecem a sua imagem ao evento encontramos, a título de embaixadores, os ultra-maratonistas Susana Simões e Telmo Veloso e ainda Domingos Paciência, futebolista de todos conhecido, um homem que ajudou a marcar uma época no Futebol Clube do Porto e que envergou a camisola das quinas em 35 ocasiões.