O francês Thierry Gueorgiou venceu hoje a terceira das quatro provas do Portugal O'Meeting (POM), na etapa do circuito Mundial de orientação de Gouveia, onde a suíça Simone Niggli se perdeu, ficando no oitavo lugar.

Os campeões do Mundo - e vencedores do POM em 2012 e 2013 - tinham conquistado triunfos categóricos nas duas primeiras provas, sábado e domingo, mas na mais importante, pontuável para o “ranking” internacional, Gueorgiou mostrou todo o seu valor, recuperando de atraso significativo a dois terços do percurso, enquanto Niggli se perdeu, literalmente.

O gaulês passou com 30 segundos de atraso com apenas um terço do traçado para disputar, mas na parte mais técnica e exigente recuperou e concluiu com 34.46 minutos, deixando o sueco Albin Ridefelt a distantes 1.39 minutos e o checo Jan Prochazka a 2.42.

Diogo Miguel (Ori Estarreja) foi o melhor português, em 58.º, a 12.39 minutos.

Quando o "speaker" anunciou que Simone Niggli, melhor atleta de todos os tempos, dificilmente ganharia esta etapa, todos perceberam que algo de estranho se passou.

Ao cometer erros pouco habituais no início, comprometeu definitivamente a sua prova e terminou num invulgar oitavo lugar, com imprevisível atraso de 6.34 minutos para sueca Maria Magnusson, que nunca a tinha batido.

Magnusson (34.50) surpreendeu toda a concorrência, uma vez que não está nos primeiros lugares da hierarquia mundial: deixou as compatriotas Annica Gustafsson e Helena Karlsson a 3.48 e 4.19, respetivamente.

Carolina Delgado (Grupo Desportivo 4 Caminhos) foi a melhor portuguesa, com o 62.º lugar a 18.16 minutos da vencedora.

A quarta e última etapa do Portugal O'Meeting disputa-se na terça-feira, ainda em Gouveia.

Em competição estão cerca de 1.600 atletas nos vários escalões, representativos de 21 países.