O francês Thierry Gueorgiou e a suíça Simone Niggli encararam hoje com "naturalidade" novo triunfo no Portugal O'Meeting (POM) em orientação, revelando que Portugal é dos países em que mais gostam de competir e treinar.

"Sou atleta profissional. Se ganhar, significa que fiz o meu trabalho muito bem. É uma boa sensação", disse à agência Lusa o competidor francês, que já tinha vencido a prova em 2007, 2012 e 2013.

Gueorgiou, que tem dominado a orientação internacional nos últimos anos, elogiou também a quarta e ultima etapa do POM: "Hoje foi longa distância e visitámos terrenos muito diversos. Foi muito bom. Desfrutei muito".

Em abril disputam-se os Europeus de orientação, em Palmela, pelo que Gueorgiou vai permanecer no país em treinos, após um curto regresso a França.

"Portugal é um país excelente para treinar. Tem grande diversidades de terrenos e clima ótimo. Ainda por cima os Europeus são cá. Não há motivos para ir para outro sítio", justificou.

Simone Niggli manifestou-se "impressionada com as seis vitórias" que já conquistou no Portugal O'Meeting, confessando ser uma "apaixonada" pelo país onde compete e treina regularmente.

Niggli ganhou com boa margem no cômputo das quatro etapas, apesar da falha de segunda-feira, na prova pontuável para o “ranking” mundial, a qual terminou num modesto oitavo lugar.

"Foram realmente más opções. Corri muito rápido num início difícil, não li bem o mapa e cometi grandes erros. Mas hoje voltei a correr bem", congratulou-se.

A melhor atleta de todos os tempos conquista novo título em solo luso após triunfo no POM em 2002, 2010, 2011, 2012 e 2013.