Cerca de 700 competidores oriundos de 12 países vão disputar de sexta-feira a domingo a III Porto City Race, em orientação pedestre urbana, no centro histórico e parque da cidade.

Distribuído por três etapas, com classificações separadas, a Porto City Race integra a Liga Europeia City Race Euro Tour, juntamente com Londres, Edimburgo e Barcelona.

Portugal, Espanha, França, Itália, Grã-Bretanha, Lituânia, Estónia, Bélgica, Canadá, Alemanha e Brasil são os países representados na competição.

Entre os inscritos, destaque para o lituano Jonas Vytautas Gvildys, 10.º do ranking mundial de sprint, enquanto João Mega Figueiredo (70.º) é o português mais cotado na mesma classificação e também está confirmado no Porto.

“Quisemos selecionar o que de melhor tem a cidade em termos do seu património natural e construído, oferecendo percursos inovadores e desafiantes, bem como um programa rico e variado”, explicou à agência Lusa Fernando Costa, do Grupo Desportivo Quatro Caminhos, que organiza a prova em parceria com a autarquia, a Porto Lazer e a federação de orientação.

A primeira etapa disputa-se no centro histórico na noite de sexta-feira, a segunda na manhã seguinte no parque da cidade, enquanto a “etapa rainha” levará os atletas domingo até à Foz Velha, na prova pontuável para o circuito Europeu e cujos pontos de controlo estarão colocados em monumentos ou pontos de interesse turístico.

João Oliveira, vencedor em 2013 da ultramaratona Sparthathlon, na Grécia, também vai competir.