Portugal vai organizar o Campeonato do Mundo de orientação de precisão de 2019, com a região de Viseu a ser a escolhida pela federação internacional como local da prova.

“De inegável valor em termos da qualidade e complexidade dos terrenos, esta vasta zona do Centro do país oferece condições únicas para a prática desta disciplina, tudo apontando para um evento de altíssimo nível”, refere fonte ligada à candidatura lusa.

Portugal tem reforçado o número de organizações internacionais de orientação, sendo que este será o nono evento que promove de dimensão internacional.

Em junho, decorreu em Idanha-a-Nova o Campeonato da Europa absoluto e o Mundial de veteranos em Orientação em BTT e no próximo ano será a vez de Águeda, Cantanhede e Mealhada receberem os Mundiais de orientação em BTT.

As organizações internacionais portuguesas começaram em 2000 com a Taça do Mundo pedestre (Marinha Grande), seguindo-se em 2008 os Mundiais de veteranos na Marinha Grande.

Em 2010 decorreram os Mundiais em BTT em Montalegre, em 2013 os Europeus Jovens em Óbidos e Peniche e a Taça do Mundo em BTT em Grândola, Sines e Santiago do Cacém, sendo que em 2014 os Europa de Orientação absolutos andaram por Palmela.