Inspirado no mais popular evento de Orientação urbana da cidade invicta, "Porto City Race", surgiu em 2015 o Portugal City Race.

Em 2016 a sua expressão cresceu com o aumento do número de provas de seis para nove. Em 2017 o circuito vai oferecer um calendário de 13 provas, com City Races desde Vila Real até Sesimbra. Esta terceira edição é, portanto, uma aposta do comité organizativo que quer aumentar significativamente o número de participantes.

Estes eventos consistem em provas de Orientação que decorrem em ambiente urbano. Os percursos devem ser planeados para tempos dos vencedores que correspondam aos definidos no regulamento da Federação Portuguesa de Orientação para Distâncias Médias ou Longas.

São eventos abertos a todos os participantes, os quais podem participar individualmente ou em grupo.

O Portugal City Race 2017 terá um esforço conjunto de doze clubes (Amigos da Montanha, .Com, GD4C, NAST, Orimarão, COC, AD Cabroelo, COV Natura, CAB, ADM, Oriestarreja e GDUAzoia). De destacar ainda as estreias das cidades de Esposende, Santo Tirso, Vila Real, Tondela e Sesimbra e o regresso de Penafiel.

As cidades de Barcelos e Viseu deixam de fazer parte do Circuito em 2017 e mantêm-se as cidades de Braga, Vila do Conde, Leiria, Águeda, Figueira da Foz, Porto e Aveiro.