O antigo futebolista Vítor Baia assinalou hoje o sexto aniversário da fundação com o seu nome entre um mar de crianças reunidas nos jardins o Palácio de Cristal, no Porto, nada adiantando sobre o futuro treinador do FC Porto.

Baía, director para as relações externas do FC Porto, argumentou que a questão do técnico, que irá substituir Jesualdo Ferreira, não cabe dentro das suas actuais competências como dirigente portista.

“Cada um fala do que sabe”, completou o ex-guarda-redes portista.

“Nada tenho a ver com o futebol. O nosso presidente é a pessoas indicada para falar sobre isso”, reforçou.

Baía chegou ao Palácio de Cristal por volta das 16:00 e rapidamente foi rodeado por muitas crianças que ali se encontravam no âmbito das actividades que a empresa municipal Porto Lazer organizou no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

“Olha o Vítor Baía”, “Olha ele” e “É o Baía” foram algumas das afirmações mais ouvidas entre as crianças que se aperceberam da sua presença, envolvendo-o, seguindo-o e saudando-o efusivamente.

O ex-jogador, sorrindo e revelando grande paciência, não se furtou ao contacto com as crianças e não parou de dar autógrafos.

“É um dia inesquecível”, considerou, dirigindo-se aos jornalistas numa breve pausa da sua visita e informando que também assinalou este dia com os seus filhos, almoçando com eles.

Vítor Baía explicou que foi ao Palácio de Cristal para celebrar o sexto a aniversário da fundação que tem o seu nome e que criou para apoiar jovens desfavorecidos.

”É uma obra da qual me orgulho bastante e a fundação está luta diária para minimizar ao máximo o sofrimento de algumas crianças”, declarou.

Baia ficou alarmado com o número assustador de crianças que são abusadas e maltratadas e defendeu que as “crianças merecem um tratamento que seja o ideal”.

Questionado sobre o que pensava do entusiasmo que a sua presença gerou, Baía respondeu: “A maior parte destes miúdos viu-me jogar quase de fugida, mas penso que deixei um marca por aquilo que fiz enquanto jogador e de que muito me orgulho”.

No Dia Mundial da Criança, o antigo jogador do FC Por fez votos para “que as crianças se divirtam e que sejam, acima de tudo, felizes e a sociedade lhes permita isso”.

As actividades que hoje animaram o Palácio de Cristal, em especial ao longo da Alameda das Tílias, envolveram cerca de “cinco mil crianças” das cerca de oito dezenas de escolas municipais do Porto do primeiro ciclo.