A Irlanda conquistou hoje o Torneio das 6 Nações em râguebi, ao vencer a França, por 22-20, no Parque dos Príncipes, em Paris, na derradeira jornada da prova.

Com três seleções empatadas à entrada para a quinta e última jornada, e já com o detentor do troféu, País de Gales, vencedor em 2012 e 2013, afastado do “tri”, a Irlanda acabou por se impor à também candidata França por uma “unha negra”.

No encontro que encerrou a prova, e depois da também candidata Inglaterra ter confirmado o favoritismo frente à Itália, em Roma (52-11), entrou melhor a França que se pôs a vencer por 6-0.

A Irlanda reagiu e inverteu a tendência com um parcial de 12 pontos, passando para a liderança (6-12), mas a seleção gaulesa voltou ao comando e atingiu o intervalo a vencer pela margem mínima (13-12).

No segundo tempo, a Irlanda disparou para uma vantagem de nove pontos (13-22), dando a entender que tinha o encontro controlado, mas nova reação da França trouxe a emoção e a incerteza no marcador até perto do fim do jogo (20-22).

A Escócia teve hoje um dia negro na sua história ao averbar o pior resultado de sempre no 6 Nações, ao perder por 51-3 com o País de Gales, terceiro pior resultado de sempre em todas as competições em que participou.

O encontro ficou ainda marcado pela lesão sofrida do capitão da seleção gaulesa, Sam Warburton, com suspeitas de uma luxação no ombro, que poderá ditar o fim prematuro da época.

A Irlanda conquistou o seu 12.º Torneio das 6 Nações, o último título tinha sido alcançado em 2009, e ocupa o quarto lugar do “ranking” liderado pela Inglaterra e País de Gales, ambos com 26 troféus, seguidos da Escócia, com 14.