A Inglaterra estreou-se esta sexta-feira no Campeonato do Mundo de râguebi com uma convincente vitória sobre as Ilhas Fiji, por 35-11, com Mike Brown a ser a estrela da partida, com dois ensaios, em duelo do Grupo A.

Mais de 82 mil pessoas assistiram no mítico Estádio de Twickenham, a ‘casa’ do râguebi inglês, ao arranque da oitava edição do Mundial e a um exibição prometedora da "rosa vermelha", que procura acabar com um ‘jejum’ de 12 anos sem conquistar a Taça Webb Ellis.

A meio da primeira parte, a seleção inglesa, quarta classificada do ‘ranking’, já vencia as Ilhas Fiji, nona, por 15-0, tal foi o arranque demolidor da formação comanda por Stuart Lancaster.

Um ensaio de Mike Brown, aos 22 minutos, depois de um ‘try’ penalidade, aos 10, e pontapés certeiros de Ford deixaram a Inglaterra cedo com uma confortável vantagem no marcador, perante os "fijianos voadores", que responderam por Nadolo, aos 30 minutos, naquele que acabou por ser o único ensaio forasteiro alcançado em todo o encontro.

Com o marcador em 18-8 ao intervalo, as Ilhas Fiji ainda reduziram a desvantagem para sete pontos (18-11) graças a uma penalidade de Volavola, mas a seleção inglesa acabou por dominar o resto da partida e sentenciou o duelo com novo ensaio de Brown, aos 72 minutos, e outro de Vunipola, já em tempo de descontos, com Farrell certeiro nas transformações e uma penalidade.

Este triunfo deixa a Inglaterra na frente do Grupo A, com cinco pontos, num agrupamento em que faz parte ainda o País de Gales e Uruguai, seleções que se defrontam no domingo, em Cardiff, e a Austrália, que entra em ação apenas no dia 23 perante a Ilhas Fiji.

O Campeonato do Mundo, que decorre até 31 de outubro, segue no sábado com quatro encontros, com destaque para a França, vice-campeã, que defronta a Itália, em Londres. Tonga-Geórgia, Irlanda-Canadá e África do Sul-Japão completam o dia.