A França, vice-campeã, estreou-se este sábado no Campeonato do Mundo de râguebi com um triunfo sobre a Itália, por 32-10, num segundo dia de prova marcado pelo ‘milagre’ japonês frente à África do Sul, terceira do ‘ranking’.

Em Londres, no Estádio de Twickenham, os gauleses já venciam ao intervalo por 15-3, muito graças aos pontapés certeiros do médio de abertura Michalak, que terminou o jogo com um total de cinco penalidades e duas conversões.

Em duelo do Grupo D, Slimani e Mas fizeram os dois únicos ensaios da França, sétima do ‘ranking’, enquanto do lado da Itália, 14.ª da hierarquia, Venditti foi único que conseguiu furar a defensiva galesa.

Apesar do triunfo, os ‘bleus’ seguem no agrupamento um ponto atrás da Irlanda, vencedora das duas últimas edições do torneio das Seis Nações, que protagonizou o resultado mais desnivelado do dia, ao ‘esmagar’ ao Canadá, por 50-7, em Cardiff.

Na capital galesa, os irlandeses, que no intervalo já estavam confortavelmente na frente por 29-0, fizeram um total de sete ensaios e tiveram direito ao ponto de bónus.

A história do segundo dia de Mundial aconteceu em Brighton, com o Japão a bater a África do Sul, por 34-32, com o ensaio do triunfo nipónico a acontecer a pouco segundos do final da partida, em duelo do Grupo B.

Num dos resultados mais inesperados de sempre em oito edições do Campeonato do Mundo, Karne Hesketh foi o herói e garantiu a segunda vitória de sempre do Japão na competição, a primeira desde 1991, quando também em Inglaterra bateu o Zimbabué.

Contra todas as expetativas, sobretudo quando vinha de um registo de 21 derrotas e dois empates na prova, a 13.ª seleção do ‘ranking’ ultrapassou um dos históricos do râguebi mundial, que chegou a solo britânico como a terceira equipa da hierarquia e com o ‘peso’ dos títulos conquistados em 1995 e 2007.

O dia começou com a Geórgia a bater Tonga, por 17-10 (10-3 ao intervalo), em Gloucester, em encontro do Grupo C.

No domingo, estão agendados três encontros, com destaque para a entrada em campo do XV da Nova Zelândia, atual campeã do Mundo e que, em Inglaterra, procura tornar-se na primeira seleção a conquistar por três vezes a prova.

Em jogo do Grupo C, o ‘haka’ vai ser ouvido e visto pela primeira vez no Estádio de Wembley, em Londres, no duelo frente à Argentina. No mesmo dia, o País de Gales defronta o Uruguai e Samoa defronta os Estados Unidos.