A Inglaterra despediu-se hoje do Mundial de râguebi que organiza com uma vitória expressiva, mas sem significado prático perante o Uruguai (60-3), ficando assim fora dos quartos de final da competição.

O destino da Inglaterra, terceiro lugar no grupo A, ficou selado quando perdeu o jogo contra o País de Gales, que determinou quem acompanha o 'colosso' Austrália para a ronda seguinte.

Atendendo a que os dois primeiros lugares do grupo já estavam entregues, a folgada vitória da seleção da 'rosa' em Manchester tem naturalmente um sabor 'amargo', em que poucos acreditavam no início do torneio, já que a Inglaterra é uma das mais fortes seleções europeias e beneficiava do fator casa.

Quanto à Austrália, derrotou o País de Gales por 15-6 e assegurou o primeiro lugar do grupo, em jogo disputado no estádio de Twickenham, em Londres.

Ambas as equipas já estavam apuradas para os quartos de final, com jogos novamente em Twickenham, sendo que agora se ficou a saber que o País de Gales jogará contra a África do Sul e a Austrália contra a Escócia, que mais cedo conquistou o segundo lugar do grupo B, com vitória muito difícil sobre Samoa, por 36-33.

Gales ainda 'assustou', com o pontapé de penalidade convertido por Biggar, aos cinco minutos, mas, aos 25, já estava restabelecido o empate, também com um pontapé de penalidade, de Foley.

O jogo, que ao intervalo estava com vantagem australiana por 9-6, teve a particularidade de não ter qualquer ensaio marcado. Todos os pontos foram de penalidades e todos pelos mesmos jogadores - Foley por cinco vezes, Biggar por duas.

Com esta vitória, a Austrália chega aos 17 pontos e o País de Gales aos 13. A Inglaterra chega aos 11 e cumpre apenas os 'mínimos', ou seja, o apuramento para o próximo Mundial.

Muito mais emotivo foi o Escócia-Samoa, em Newcastle, onde se conseguiram sete ensaios, quatro para Samoa e três para a Escócia.

Os britânicos, foram, no entanto, muito mais eficazes nos remates, já que converteram todos os ensaios e ainda pontuaram por cinco penalidades (só falharam duas), enquanto que o adversário falhou duas das conversões e concretizou três 'penaltis'.

Ao intervalo, Samoa vencia por 26-23, após o que a Escócia foi mais forte nos 40 minutos finais, elevando o marcador até aos 36-26, antes de Samoa ter relançado a incerteza, com um ensaio e conversão a dois minutos do fim.

A África do Sul ganha o grupo B, com 16 pontos, à frente da Escócia, com 14. O terceiro lugar será do Japão, seleção que está com oito pontos e joga no domingo contra os Estados Unidos, com o resultado a não influir na ordenação do grupo.