O Torneio Internacional do Grupo Desportivo de Direito, que homenageará Rui Pinto, um dos fundadores do clube de râguebi, disputa-se no sábado, em Monsanto, e conta com 47 equipas, de vários escalões de formação, de dez clubes.

Das equipas confirmadas, que vão colocar a ‘mexer’ mais de 500 atletas no torneio, contam-se já Direito, Agronomia, Belenenses, CDUL, Técnico, Tubarões e os espanhóis do Ciências, RC Badajoz e o Galiza.

O torneio, que irá decorrer no Complexo Desportivo de Monsanto, a partir das 10:00, vai comtemplar quatro escalões jovens, de três grupos por escalão, num modelo de jogo de todos contra todos, havendo os troféus para a equipa com melhor ataque e melhor defesa e melhor espírito de râguebi.

De acordo com Manuel Portela, diretor de formação do Grupo Desportivo de Direito, a ideia do torneio surgiu como forma de homenagear o recentemente falecido Rui Pinto Fernandes, “pessoa muito ligada à formação de jovens do clube” e agradecer “tudo o que ele fez pelo clube”.

“Será mais uma possibilidade de proporcionarmos momentos inesquecíveis a todos os nossos pequenos ‘guerreiros’, possibilitando-os de ter a experiencia de jogos internacionais. Isto apesar do torneio, e damos enfoque a esta questão, não ter um caracter competitivo, não havendo um vencedor do torneio”, sublinhou Manuel Portela, em comunicado enviado à agência Lusa.

Manuel Portela lembrou ainda que Rui Pinto Fernandes, além de fundador e sócio número um do clube, fez parte da equipa do GD Direito que realizou o primeiro jogo oficial de râguebi, em outubro de 1952.