As formações do CDUL e de Direito prometem um duelo muito duro e equilibrado na final da Divisão de Honra de râguebi, agendada para sábado, pelas 18:00, no Estádio Universitário de Lisboa.

"Não há favoritos para esta final. Tivemos seis semanas para preparar esta final e a equipa está bem. Devido a lesões, fomos forçados a proceder a algumas adaptações, mas estamos prontos a discutir o título. Aguardo um embate muito duro e equilibrado", disse Damian Steele, técnico do CDUL, equipa que venceu a primeira fase, na conferência de imprensa conjunta de antevisão ao jogo.

Martim Aguiar, timoneiro do conjunto de Direito, considera que a conquista do título “seria a cereja no topo do bolo” e não valoriza em excesso a meta do... pleno. "É verdade que vencemos a Supertaça, a Taça de Portugal e a Taça Ibérica, mas o nosso principal objetivo é alcançar o título da Divisão de Honra".

O treinador da equipa campeã nacional conhece ao pormenor o rival CDUL, conjunto contra o qual jogou, durante três temporadas seguidas, as decisões do campeonato. "Vai ser um jogo resolvido nos detalhes, Há um fator que pode contribuir para a resolução da partida, que é o estado do tempo, o qual tem estado muito instável", admitiu Martim Aguiar.

A equipa de Direito ainda não sabe se poderá contar com o experiente e influente capitão Vasco Uva. "O Vasco estará em dúvida até à hora do jogo. Se ele não jogar, temos a certeza de que o nosso espírito estará com ele", adiantou Martim Aguiar.

João Lino, capitão do CDUL, salientou que o seu conjunto "nunca esteve tão bem preparado para enfrentar uma final. Mas, por vezes, acontece o imprevisto. O estado do tempo também poderá influenciar o desfecho da partida e da final. Vão ser 90 minutos muito duros e estamos a contar defrontar a melhor versão de Direito".

Luís Cassiano Neves, o novo presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, aguarda, sobretudo, por "um bom espetáculo no Estádio Universitário de Lisboa. “Entre as 10:00 e, aproximadamente, as 19:30 horas vamos ter a festa do râguebi. Além da final da Divisão de Honra, teremos a final da Taça de Portugal feminina e a final do escalão de sub-23 masculinos", constatou.

O líder federativo aprova este modelo de decisão do campeonato, tal como os treinadores do CDUL e de Direto. "O formato competitivo para a próxima época ainda está a ser ponderado, mas este figurino permite dar maior visibilidade à modalidade", frisou.

Cassiano Neves promete lutar por uma maior descentralização da modalidade, que continua muito centrada na região da grande Lisboa. “Desde que existam boas condições de logística e apoios da autarquia e de patrocinadores, não vejo qualquer razão para que uma localidade como Arcos de Valdevez não acolha um ponto alto da modalidade”, disse o dirigente.

Em termos de historial, o CDUL continua a ser a equipa com mais títulos conquistados, nada menos do que 19. Segue-se o Grupo Desportivo de Direito, com 10 títulos, o último dos quais garantido em 2014/15.