A 7.ª edição do torneio Figueira Beach Rugby International, hoje apresentada na Figueira da Foz, espera a presença de 850 atletas masculinos e femininos de dez países, anunciou hoje a organização.

A competição, que decorre a 02 e 03 de julho na praia de Buarcos, Figueira da Foz, reúne 52 equipas, 30 masculinas e 22 femininas, de Portugal Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália, Dubai e EUA.

De acordo com Rui Loureiro, organizador do evento, o Figueira Beach Rugby International gera cerca de 500 mil euros de retorno "provenientes da exposição mediática e gastos" das cerca de 2.000 pessoas que se deslocam à cidade "propositadamente" para a competição.

"Após o crescimento do Figueira Beach Rugby International ao longo dos últimos seis anos, o grande desafio seria mantê-lo no top dos grandes eventos de Beach Rugby a nível europeu. Esse objetivo foi alcançado", afirmou.

Rui Loureiro lembrou que o Figueira Beach Rugby International foi criado em 2010 "com o objetivo de criar um grande evento desportivo de verão", tendo evoluído para a integração no circuito europeu da modalidade em 2013.

"Com o objetivo principal de manter a qualidade do evento, a organização continua a garantir o ‘prize money' de 2.500 euros, tornando este torneio no mais ‘valioso' realizado em toda a Europa", frisou.

Já Luís Cassiano Neves, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, destacou a importância de iniciativas como o torneio da Figueira da Foz para o desenvolvimento do râguebi nacional.

"Quer a organização quer os parceiros do evento estão a seguir aquilo que a International Rugby Board preconiza para o desenvolvimento do râguebi nacional junto das massas, levando-o aos maiores estádios nacionais, as praias", enfatizou.

João Ataíde, presidente da autarquia da Figueira da Foz, considerou que o município possui "excelentes condições para a prática de quase todos os desportos ao ar livre".

"E o râguebi traz, sem sombra de dúvida, uma dinâmica ao areal de Buarcos através da intensa mobilização de atletas e público, criando mais-valias para o concelho", argumentou.