Martim Aguiar foi hoje apresentado como novo selecionador nacional de râguebi de XV e mostrou-se "preparado e entusiasmado" para a nova etapa da carreira, com o objetivo de assegurar a presença de Portugal no Mundial de 2023.

"Tenho prazer de trabalhar naquilo de que gosto e onde cresci, que foi nos campos de râguebi. É uma honra enorme poder representar o râguebi português ao mais alto nível. Sei bem da responsabilidade que me está encarregue e estou entusiasmado e preparado para este novo desafio", afirmou, em conferência de imprensa.

O ex-técnico do GD Direito, clube pelo qual conquistou vários títulos enquanto treinador, assinou contrato para os próximos três anos e vai suceder ao escocês Ian Smith, que, por seu lado, subiu na hierarquia da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), sendo agora o diretor de todas as seleções nacionais.

No início de um novo ciclo, Martim Aguiar referiu que "todos os jogadores elegíveis e de qualidade serão opção para representar Portugal" e apontou a base que poderá ditar o sucesso do conjunto luso.

"Os jogadores que estão cá têm a vantagem de trabalharem juntos e de se conhecerem melhor, enquanto os que estão fora têm a vantagem de competir a um nível mais elevado. A ‘mescla’ destes dois mundos é que vai ditar o sucesso da seleção nacional", salientou.

Já o presidente da FPR, Luís Cassiano Neves, destacou o perfil de Martim Aguiar, considerando que o antigo jogador e técnico do GD Direito será fundamental para aproximar da federação dos clubes.

"O perfil do Martim agrada-nos por várias razões. Tem resultados ao mais nível em Portugal, mas acima de tudo porque, além das competências táticas, é um homem com competências humanas para aproximar cada vez mais a federação dos clubes", começou por dizer.

Por outro lado, o líder da FPR revelou que o grande objetivo desta direção passa pela presença no Campeonato do Mundo de 2023.

"Queremos estar presentes em 2023 e fazer algo de interessante e melhorar até 2019. O Martim vem sem a pressão imediata dos resultados, mas sabendo que temos de construir um projeto que pode já dar alguns frutos para 2019, mas com um foco muito grande em 2023", disse.

O primeiro jogo oficial de Martim Aguiar à frente da seleção nacional está marcado para 19 de novembro, diante da Suíça.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.