O selecionador nacional de râguebi, Martim Aguiar, classificou esta sexta-feira a receção à Moldávia como "mais uma final" para os ‘Lobos', que procuram manter o registo 100% vitorioso e consolidar a liderança do Rugby Europe Trophy.

A equipa lusa lidera a segunda divisão do râguebi europeu, com 14 pontos, e, ao fim de três encontros, soma o mesmo número de vitórias, que lhe permite ter quatro pontos de vantagem sobre a segunda classificada, Holanda, quando faltam dois jogos para o final.

"É mais uma final. Sabíamos que teríamos de ganhar todos os jogos e que havia adversários mais fortes e outros menos fortes, mas contam todos o mesmo. Este jogo é tão importante como foi o da semana passada com a Holanda. Faltam duas finais para podermos jogar outra final mais à frente", afirmou o técnico, na antevisão do duelo com os moldavos.

O objetivo dos ‘Lobos' passa por segurar o primeiro posto, para depois poderem discutir o acesso à divisão acima, o Rugby Europe Championship, através de um ‘play-off' de promoção.

"O objetivo é continuar a nossa caminhada, em busca do objetivo a que a equipa de propôs e é para isso que estamos a treinar e os jogadores estão com uma dedicação ótima. Amanhã [sábado] é pôr tudo dentro de campo, fazer o que melhor sabemos fazer, que é jogar, e representar Portugal ao mais alto nível", salientou.

Martim Aguiar, que assumiu o comando da seleção de XV em setembro do ano passado, referiu que a Moldávia tem jogadores "muito poderosos fisicamente, muito fortes", mas, por outro lado, lembrou que o calor que se poderá fazer sentir no sábado em Portugal vai jogar "a favor" dos lusos, que terão de "impor intensidade e ritmo" na partida.

Já Vasco Fragoso Mendes tem expetativas de vitória sobre a Moldávia, devido ao momento que a seleção nacional atravessa, embora alertando para algumas cautelas que serão necessárias frente aos moldavos.

"Apesar de virmos de cinco vitórias seguidas não podemos embandeirar em arco. Temos de ter os pés na terra e saber que vamos ter muito trabalho pela frente. Não vai ser nada fácil. Olha-se para a Moldávia e não tem muita história, mas a verdade é que está cada vez mais difícil e competitivo", frisou o terceira linha do GD Direito.

Para o internacional luso, o sucesso da seleção nacional é uma consequência da "disponibilidade que os jogadores têm para treinar e para se exceder todas as semanas", mas também da "amizade" e do "espírito de grupo" que existe entre os ‘Lobos'.

Portugal recebe a Moldávia no sábado, a partir das 14h, no Estádio Nacional, no Jamor, em jogo da quarta ronda do Rugby Europe Championship.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.