Terá sido depois da derrota contra a Austrália, na passada sexta-feira que tudo ocorreu. Jesse Bromwich está a ser acusado de ter consumido drogas e vai deixar de ser capitão da seleção de rugby da Nova Zelândia.

Segundo avança a BBC, o jogador terá consumido as drogas que foram compradas por Kevin Proctor, seu colega de seleção.

Bromwich foi suspenso pelo seu clube por duas partidas e terá de ter aconselhamento psicológico e integrar um curso de reabilitação.

Na seleção, tanto a administração como os jogadores mais velhos irão discutir as sanções a aplicar aos dois jogadores, visto que foi "quebrado o código de conduta" da seleção. Existe a hipótese dos dois jogadores falharem o Campeonato do Mundo, que se realiza este ano.

O próprio Bromwich sente-se muito envergonhado por aquilo que aconteceu.

"Eu percebo que sou um exemplo para os jogadores jovens e as minhas escolhas erradas não reflectem os meus valores pessoais", terá dito o jogador.

"Arrependo-me de ter feito a escolha de sair com os meus companheiros até às primeiras horas da manhã de sábado, tal como consumir uma quantidade excessiva de álcool", refere.

"Assumo totalmente a responsabilidade pelas minhas escolhas erradas", afirmou Bromwich.

Kevin Proctor, por outro lado, terá de se apresentar perante a administração do seu clube e foi suspenso até que seja tomada uma "decisão final" sobre o cargo.

Ele referiu, em comunicado, que está "extremamente envergonhado e lamenta todo o dano que fez ao jogo e à minha reputação pessoa desde o jogo de sexta-feira em Canberra".

"Depois do jogo, voltámos para o hotel da equipa da Nova Zelândia e tivemos um jantar tardio"

"Depois do jantar, fomos para um bar para tomar algumas bebidas. O resto da noite é uma mancha porque eu bebi demais antes do incidente que causou todos os problemas", acrescentou o jogador dos Gold Coast Titans.

"Nunca tive este tipo de problemas na minha carreira, nunca falhei num teste de drogas, e lamento muito ter desiludido toda a gente por perder o controlo das minhas decisões pessoais por ter bebido muito álcool", afirma o jogador.

As suspeitas sobre os dois jogadores surgiram depois de câmaras de vigilância ter capturado um homem a preparar a substância, antes de dar a droga a Bromwich e Proctor, que terão tomado a droga.