Na 14ª Jornada da Divisão de Honra o Cascais recebeu na Guia uma equipa do Direito muito forte, que mesmo desfalcada derrotou o quinze verde e branco por 64 a 29.

A primeira parte correu completamente a favor dos advogados, que através de uma penalidade convertida por Gonçalo Malheiro abriram o activo, fazendo o 3 a 0. O Cascais respondeu da melhor forma e empatou a partida quando Rodrigo Carvalho marcou uma penalidade assinalada junto ao meio-campo.

Aos quinze minutos o domínio exercido pelo conjunto de Monsanto resultou no primeiro ensaio da partida quando Luís Sousa surpreendeu a linha defensiva do Cascais, carregando a bola após um ruck para dentro da área de ensaio.

Adérito Esteves, autor de uma boa exibição, começa e termina aquele que seria um dos melhores ensaios da primeira parte, concluindo uma jogada que teve vários rucks e na qual o médio de formação de Monsanto teve um papel essencial, encontrando o espaço por entre as linhas do Cascais para, quase em cima da linha de ensaio, transmitir a bola ao ponta do Direito e da Selecção.

No início da segunda parte poucos esperavam algo de diferente da parte dos dois conjuntos em campo, talvez um desacelerar por parte dos campeões em título.

No entanto o Cascais voltou determinado a mostrar outro rugby e equilibrar o resultado. Esse esforço começou a dar frutos quando aos seis minutos Matthew Macaulay evitou dois jogadores e uma placagem de um terceiro para o primeiro ensaio do XV da casa.

O Cascais estava vivo e a atacar. Após um alinhamento conquistado ao Direito nos seus 22 metros, os três-quartos circularam rapidamente a bola e Diogo Frade, após receber uma bola num ruck, faz em força o segundo ensaio da sua equipa.

O Direito, embora com o resultado sob controlo, fez questão de responder a estes dez minutos muito fortes do Cascais, tendo Adérito Esteves, após receber junto à linha lateral um chuto do abertura adversário, fintado um jogador e arrancado para a área de ensaio onde chegou imparável, celebrando o seu terceiro ensaio (convertido por Pedro Leal) da tarde.

Importa louvar a atitude do Cascais, que não baixou os braços e três minutos depois obteve novo ensaio, da autoria de Francisco Sousa, convertido por Rodrigo Carvalho. O quarto ensaio do Cascais surge na sequência de uma intercepção de Matthew Macaulay, que corre sem grande oposição até à área de validação. Com a conversão de Rodrigo Carvalho o resultado ficava em 57 a 29, valendo esta parte pela exibição dos homens da casa.

Infelizmente para estes, o jogo terminaria com mais um ensaio do Direito, obtido por Miguel Leal, que também se encarregou da conversão e selou o resultado final de 64 a 29, favorável à sua equipa.