Titular da baliza bracarense (com apenas seis golos sofridos em 16 jogos da Liga) e da selecção nacional, Eduardo prolongou o seu vínculo com o clube minhoto por mais uma temporada, já que o anterior terminava na época 2011/12.

Em declarações ao sítio do Sporting de Braga na internet, o guarda-redes manifestou a sua satisfação pelo acordo e frisou estar "bastante grato" ao clube.

"É o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo dos anos no Sporting de Braga", afirmou Eduardo, que entrou no clube aos 16 anos para jogar nos juvenis: "Estou no meu clube do coração, onde me formei como homem e jogador".

Visto como um dos activos mais importantes da equipa, a renovação de Eduardo surge poucos meses antes da previsível participação no Mundial2010, na África do Sul, onde se perfila como principal candidato para ser o número um da selecção nacional.

Eduardo é natural de Mirandela, mas cedo rumou a Braga para integrar as camadas jovens dos "arsenalistas".

Em 2006/07, foi emprestado ao Beira Mar e, na época seguinte, ao Vitória de Setúbal, equipas orientadas pelo actual treinador do Sporting, Carlos Carvalhal.

O guarda-redes foi mesmo determinante na conquista da Taça da Liga pelos sadinos na final com os "leões", definida no desempate por marcação de grandes penalidades.

Em 2008/09, regressou à cidade dos arcebispos e, pouco depois, o seleccionador nacional, Carlos Queiroz, confiou-lhe a titularidade na selecção, cuja baliza nunca mais largou.