Laurentino Dias lamentou que no futebol seja mais fácil "vender ilusões" do que "lutar pela qualidade aos mais diversos níveis", mas José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting, reafirmou o "compromisso inequívoco com a qualidade" por parte do clube lisboeta.

"A cerimónia de hoje, com a atribuição das certificações, é um exemplo a seguir pelo sistema desportivo português", defendeu Laurentino Dias, justificando a sua presença no estádio José Alvalade pelo "respeito e a consideração que o Governo deve a quem, no sistema desportivo, dá bons exemplos".

O governante com a pasta do Desporto lamentou que em Portugal existam "inúmeras instalações desportivas às quais não se sabe bem que destino dar, que têm sub-ocupações e que deviam ter muitos mais resultados".

"Olhe-se para tudo o que há no país inteiro de infra-estruturas desportivas e contam-se pelos dedos de poucas mãos aquelas que foram pensadas, desenhadas, projectadas, de acordo com o meio em que se inserem, os objectivos desportivos que perseguem", denunciou.

Além do certificado ISO9001:2008, a academia "leonina" recebeu também o reconhecimento do primeiro nível de excelência, que em Portugal é atribuído pela Associação Portuguesa para a Qualidade.

Para José Eduardo Bettencourt, as distinções "premeiam ainda o compromisso inequívoco com a qualidade, como valor de absoluta importância".

"Contra as ondas de imobilismo e inércia que tantas vezes sentimos no nosso futebol continuaremos atentar desbravar novos horizontes pela via da racionalidade e da inovação sem nunca descurar a relação afectiva com a nossa massa adepta", assegurou o presidente do Sporting.