Para a tarde de hoje estava agendada a inquirição de uma testemunha para memória futura, já que se vai ausentar do país, no entanto, como o Sporting Clube de Lamego, arguido no processo, não se fez representar, o juiz acabou por declarar a diligência sem efeito.

A notificação enviada pelo tribunal para o Sporting Clube de Lamego terá sido devolvida com a indicação “mudou-se”, entendendo o juiz não levar a efeito a inquirição da testemunha Rui Faria, vice-presidente da Associação de Futebol de Viseu (AFV), sem um representante legal do clube.

O árbitro da AFV, Fernando Dias, e os dirigentes do Sporting de Lamego Rodrigo Guedes e Jerónimo Medeiros, assim como o próprio clube, foram constituídos arguidos no âmbito de um caso de alegada corrupção desportiva.

O caso remonta a Novembro de 2007, altura em que a PSP de Viseu deteve dois árbitros de futebol e dois dirigentes do Sporting Clube de Lamego, que foram surpreendidos a transaccionar dinheiro nas proximidades de Tondela e de Castro Daire, após ter recebido uma denúncia da própria AFV.

Todos ficaram em liberdade a aguardar julgamento, obrigados a termo de identidade e residência, mas foram imediatamente suspensos das funções que desempenhavam.

O julgamento do árbitro Fernando Dias está marcado para início do próximo mês, estando apontadas as datas de 03 e 05 de Fevereiro.

Quanto ao processo relativo ao outro árbitro, José Cunha, decorrerá em Tondela.

A AFV já fez saber que aguarda os desenvolvimentos judiciais para concluir o processo de inquérito que instaurou na altura.

Os árbitros José Cunha e Fernando Dias e os dirigentes Rodrigo Guedes e Jerónimo Medeiros foram detidos pela PSP com a ajuda de dirigentes da AFV, depois de estes terem tido o que considerarem ser provas que indiciariam a situação de corrupção.

José Cunha, natural de Parada de Gonta e residente em S. Miguel de Outeiro (Tondela), pertencia ao quadro de honra. Fernando Dias, natural de Silgueiros (Viseu) e residente em Parada de Gonta, fazia parte do quadro de primeira e já tinha estado suspenso da actividade durante dois anos.