A Sporting SAD informou hoje a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de que procedeu ao registo comercial da deliberação de aumento do seu capital social, que passou a ser de 39 milhões de euros.

O aumento de capital social da Sporting SAD foi aprovado em Assembleia-Geral da sociedade, realizada a 09 de Setembro do ano passado.

«Em resultado, o capital social da Sporting SAD passou a ser de 39 milhões de euros, representado por 39.000.000 de acções, com o valor nominal de um euro cada», refere o segundo ponto da nota enviada à CMVM.

O aumento de capital social da Sporting SAD decorre da «operação harmónio» lançada em 2010, integrada no plano de reestruturação financeira que visa uma saída para a falência técnica em que se encontrava.

Antes deste aumento de capital, a SAD procedeu à descida do capital social de 42 para 21 milhões de euros, por redução do valor das acções de 2 para 1 euro.

Seguiu-se uma emissão de 18 milhões de acções e consequente aumento do capital para 39 milhões de euros.

O plano previa ainda a emissão de 55 milhões de euros de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em acções ao fim de cinco anos, com valor nominal de um euro cada.

Em declarações à Agência Lusa em 10 de Dezembro, o director financeiro do Sporting, Carlos Fonseca, explicou que a contabilização dos VMOC seria efectuada aquando da respectiva operação de subscrição, que deveria ocorrer durante este mês de Janeiro.

No caso de uma tomada firme dos VMOC postos a subscrição e sendo a taxa de juro anual de três por cento, prevê-se que no período de cinco anos de duração dos VMOC sejam pagos 15 por cento de juros e contabilizados como capitais próprios 46,75 milhões de euros, o que significa que, por efeito das duas operações, os capitais próprios aumentam 64,75 milhões de euros.

Os capitais próprios passariam assim para 22,308 milhões de euros, o suficiente para cumprir o artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, ao exceder metade do capital social de 39 milhões de euros. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.