O conhecido militante do Partido Social Democrata (PSD), ao serviço do qual desempenhou funções de deputado, membro do Conselho Nacional e vice-presidente do Grupo Parlamentar, aceitou o convite de Godinho Lopes para desempenhar aquele cargo na lista que será apresentada na segunda-feira, pelas 18h30, no Hotel Sheraton, em Lisboa.

A responsabilidade pela gestão do futebol do Sporting na candidatura de Godinho Lopes ficará a cargo de Luís Duque, antigo presidente da SAD ‘leonina’ que geria aquela área fulcral quando o clube se sagrou campeão nacional em 1999/2000, após um ‘jejum’ de 18 anos, e um dos nomes mais difíceis de convencer por Godinho Lopes para se envolver neste projecto.

Luís Duque, que será administrador da SAD, chegou a afirmar recentemente que não contassem com ele para «branquear a incompetência», dando a entender que rejeitaria fazer parte de uma lista com pessoas ligadas à gestão mais recente do Sporting. Acompanha-o Carlos Freitas, que terá a seu cargo o pelouro das relações com o mercado, uma dupla que se refaz e que está associada ao título da época 1990/2000.

O único nome que fará parte da lista de Godinho Lopes com responsabilidades efectivas na gestão do clube e da SAD no mandato do demissionário José Eduardo Bettencourt é José Filipe Nobre Guedes, o mentor e executor do projecto de reestruturação financeira e interlocutor privilegiado com os principais credores do clube, o Banco Comercial Português (BCP) e o Banco Espírito Santo (BES).

Nobre Guedes será o responsável pela área financeira na lista de Godinho Lopes, como administrador da SAD e como vice-presidente do Conselho Directivo do clube, cargos que já exercia sob a presidência de Bettencourt.

Para o cargo de presidente da Assembleia Geral do Sporting, Godinho Lopes escolheu Rogério Alves, o ex-bastonário da Ordem dos Advogados, actual presidente demissionário da Assembleia Geral da SAD, que aceitou integrar o elenco daquele candidato depois de ter ponderado encabeçar, ele próprio, uma candidatura.

Caso Godinho Lopes vença as eleições de 26 de Março, a próxima administração da SAD contará com o actual presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, ao qual caberá a gestão da área comercial e do marketing.

Outro nome conhecido que integra a equipa de Godinho Lopes é o do ex-candidato à presidência do clube, Paulo Pereira Cristóvão, derrotado por Bettencourt nas últimas eleições, que será vice-presidente responsável pela área das infra-estruturas e património no seio do Conselho Directivo.