A seleção portuguesa de voleibol venceu hoje na “negra” a Bielorrússia, por 3-2, em Ancara, na Turquia, e mantém-se na corrida por uma das vagas em disputa para o Campeonato da Europa de 2013.

Portugal impôs-se ao até então líder invicto do grupo de apuramento pelos parciais de 25-21, 23-25, 25-23, 20-25 e 16-14, e “vingou” a derrota por 3-0 sofrida no jogo do primeiro torneio, disputado em Vila do Conde.

O encontro foi emotivo e decidido apenas na “negra”, na qual Portugal recuperou de uma desvantagem de 4-1, passou para a frente aos 6-5 e “fechou” com um parcial de quatro pontos consecutivos em resposta a quatro consecutivos da Bielorrússia.

O grupo de apuramento para o Europeu2013 é disputado sob a forma de dois torneios, o primeiro realizado há uma semana em Vila do Conde e o segundo a decorrer até domingo em Ancara, na Turquia.

A Bielorrússia, apesar da derrota, lidera destacada o grupo de apuramento, fruto dos resultados alcançados no torneio de Vila do Conde, onde se impôs a Portugal por 3-0.

Portugal, tal como a Bielorrússia, também soma apenas uma derrota ao fim de quatro jornadas, mas contabiliza menos quatro pontos do que os 10 averbados pela seleção da Bielorrússia.

A seleção portuguesa defronta sábado a Grã-Bretanha, que tem surpreendido com a obtenção de resultados de relevo, e encerra domingo frente à difícil seleção anfitriã da Turquia.

A vitória no grupo, que dificilmente escapará à Bielorrússia, garante a presença direta na fase final, enquanto o segundo classificado irá disputar uma última hipótese de acesso através de um “Play-off”.