A seleção portuguesa de voleibol venceu hoje a Grã-Bretanha, por 3-0, em Ancara, e beneficiou da derrota da Bielorrússia, frente à Turquia, por 3-1, para aspirar ao apuramento direto para o Campeonato da Europa de 2013.

Portugal impôs-se à Grã-Bretanha pelos parciais de 25-18, 25-17 e 28-26, enquanto a Turquia, que somou a segunda vitória em casa, derrotou a Bielorrússia por 25-20, 19-25, 25-14 e 25-19.

A uma jornada do termo da fase de qualificação, que tem o segundo torneio a decorrer em Ancara, na Turquia, três seleções lutam ainda pelos lugares cimeiros, respetivamente pelo apuramento direto (1.º lugar) e “play-off” (2.º).

Portugal, que no domingo encerra a sua participação no Grupo A frente à anfitriã Turquia, ocupa a segunda posição a um ponto da Bielorrússia e necessita de uma conjugação favorável de resultados na derradeira jornada para se qualificar.

Caso Portugal vença pela margem máxima a Turquia, ou por 3-1 e a Bielorrússia perca com a Grã-Bretanha, a questão do apuramento direto ficará resolvida a favor da seleção lusa.

Embora a seleção portuguesa esteja ainda na corrida pela liderança do grupo, também, em caso de derrota com a Turquia, pela margem máxima, poderá ficar afastada do segundo lugar e do respetivo “play-off”.