A seleção portuguesa de voleibol falhou hoje a hipótese de marcar presença no Campeonato da Europa de 2013, ao perder com a Turquia, por 3-1, em Ancara, na derradeira jornada do Grupo A da fase de qualificação.

Portugal entrou para a última ronda a um ponto da Bielorrússia e com a hipótese matemática de conquistar o apuramento direto, mas a derrota averbada com a seleção anfitriã ditou a descida ao terceiro posto e a consequente eliminação.

Os beneficiários da jornada foram os turcos, invictos nos três jogos realizados em Ancara, que depois de entrarem para este segundo torneio na última posição lograram ascender ao segundo posto e garantir a presença no “play-off”.

A seleção lusa teve um início de jogo desastroso, perdendo o primeiro parcial por 25-12, muito por culpa do ambiente criado pelos turcos no seu pavilhão, mas deu uma boa resposta no segundo “set”, que venceu por 25-23.

Portugal sabia, até porque a Bielorrússia tinha vencido à Grã-Bretanha por 3-2, que tinha que ganhar ou, pelo menos, conquistar dois “sets” para ficar em segundo lugar e a ansiedade foi tomando conta da equipa.

Após um equilíbrio inicial no terceiro parcial, a Turquia conquistou uma vantagem de três pontos aos 14-11 que viria a manter à passagem do segundo tempo técnico (16-13), que lhe permitiu controlar e “fechar” aos 25-20, fazendo o 2-1.

No quarto e último “set”, a resistência portuguesa durou até aos 13-13, altura em que, com um parcial de três pontos seguidos, a Turquia atingiu o segundo tempo técnico a vencer por 16-13.

A formação turca abriu a vantagem para quatro pontos aos 18-14 e para cinco aos 22-17, que manteria até final do “set”, que “fechou” com 25-20 e o consequente 3-1 final, que ditou o afastamento de Portugal.

A seleção lusa terminou o apuramento no terceiro posto, com o mesmo numero de vitórias da Bielorrússia (1.ª) e mais um triunfo do que a Turquia (2.ª), uma vez que o novo sistema de pontuação beneficia os triunfos pela margem máxima e penaliza as vitórias tangenciais.