A seleção portuguesa de voleibol vai defrontar Turquia, Israel e Bielorrússia na Liga Europeia de 2013, de acordo com o sorteio realizado hoje na sede da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), no Luxemburgo.
Portugal ficou inserido no Grupo C, enquanto o A será constituído pelas seleções da Eslováquia, Bélgica, Áustria e Dinamarca e o B pelas de Espanha, República Checa, Montenegro e Hungria.
A seleção lusa defrontará os seus adversários em quatro fins de semana consecutivos em sistema de torneio: 13/17 de junho na Bielorrússia; 20/23 de junho em Israel; 27/30 de junho na Turquia; e 04/07 de julho em Portugal
Apuram-se para a “final-four”, a disputar em Bursa, os primeiros classificados dos três grupos da fase regular, que se juntam ao organizador, neste caso, a Turquia, que integra a “poule” de Portugal.
No caso de o organizador ser primeiro classificado no seu grupo, será apurado o segundo melhor classificado de todos os grupos.
Portugal participou em quatro edições da Liga Mundial, tendo conquistado o troféu em 2010, em Guadalajara, Espanha. Em 2007 ficou em 2.º lugar, em Portimão, em 2008 não passou da fase de grupos e em 2009 alcançou o terceiro lugar do pódio, também no Algarve.
O início da competição da edição de 2013 está agendado para 14 de junho e o vencedor da Liga Europeia de 2013 integrará a Liga Mundial 2014.
A Europa continua a ser o continente mais forte a nível de seleções de voleibol, pelo que as competições organizadas sob a égide da CEV são sempre pautadas por uma enorme competitividade.
A Liga Europeia de 2013 não foge à regra. Na última edição o equilíbrio imperou até ao fim, mais concretamente até à “negra” do jogo da final, em que a Holanda arrebatou o título de campeão ao vencer a Turquia num jogo muito emotivo.