A seleção portuguesa de voleibol masculino voltará a disputar a Liga Mundial, desta vez em substituição do Egito, integrando o grupo formado por Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda e Japão.

Um comunicado divulgado esta quarta-feira pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) revela que Portugal estará na Liga Mundial de 2013 em substituição da seleção egípcia, «ficando sem efeito a sua participação na Liga Europeia, como estava inicialmente previsto».

Em 2012, Portugal foi repescado para disputar o "play-off" de apuramento devido a uma exceção aberta ao Japão, que teve de disputar todos os jogos de qualificação fora do país devido ao terramoto que afetou a central nuclear de Fukushima, tendo a seleção lusa se apurado ao afastar a China - vitória caseira por 3-1 e derrota em solo chinês por 3-2.

A edição deste ano da Liga Mundial será realizada em moldes diferentes, sendo disputada na fase intercontinental por 18 seleções repartidas por três grupos de seis equipas cada, acrescenta a FPV.

A seleção portuguesa, sob o comando técnico do italiano Flavio Gulinelli, jogará três vezes fora, na Finlândia (31 de maio e 1 de junho), no Canadá (7 e 8 de junho) e na Holanda (22 e 23 de junho), e duas vezes em casa, com o Japão (a 29 e 30 de junho) e Coreia do Sul (6 e 7 de julho).

A fase final será disputada em Mar del Plata, na Argentina, entre 17 e 21 de julho, por oito seleções: o organizador, os três primeiros classificados do grupo A e do grupo B e ainda o primeiro classificado do grupo C.

A Liga Mundial de voleibol terá três grupos, sendo o primeiro constituído por Brasil, Polónia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina e França, o grupo B integra Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irão, estando Portugal no grupo C.

Os grupos A e B foram determinados a partir do "ranking" Mundial (atualizado em 13 de Agosto de 2012). O grupo C foi formado pelos quatro melhores classificados do "ranking" logo a seguir às 12 seleções dos grupos A e B e ainda por dois países escolhidos pela Federação Internacional de Voleibol.