O selecionador português de voleibol, o italiano Flávio Gulinelli, considerou hoje que a participação na Liga Mundial vai possibilitar aos jogadores mais novos, como Alexandre Ferreira, Tiago Violas, Marco Ferreira e Marcel Gil, crescer ainda mais.

Em declarações publicadas no sítio da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) na internet, Flávio Gulinelli adiantou que gostaria de poder contar com quatro ou cinco semanas de trabalho antes de começar a competir na fase intercontinental da Liga Mundial.

A edição deste ano da Liga Mundial realiza-se em moldes diferentes, já que a fase intercontinental será disputada por 18 seleções repartidas por três grupos de seis equipas cada.

O Grupo A será formado pelas seleções do Brasil, Polónia, EUA, Bulgária, Argentina e França; o B por Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irão; e o C por Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda, Japão e Portugal.

«Para nós, é muito bom jogarmos a esse nível e acaba por ser uma excelente preparação para a fase de qualificação para o Mundial 2014», adiantou Flavio Gulinelli, que irá iniciar os trabalhos de preparação antes do final do mês.

O treinador disse ainda que quer alcançar uma boa classificação, mas reafirmou que o objetivo mais importante de Portugal continua a ser o apuramento para o Campeonato do Mundo, que é «um sonho para qualquer seleção e país».

«À primeira vista, o nosso grupo tem menos peso do que os outros dois, mas no nosso apura-se apenas o primeiro classificado. E não vai ser nada fácil jogar contra o Canadá, o Japão, a Coreia do Sul, a Finlândia e a Holanda, pois são seleções que apresentam já um bom nível de jogo», disse.

O selecionador ressalvou, contudo, que a edição deste ano é diferente da do ano passado, dado que Portugal teve que defrontar as seleções da Bulgária, Argentina e da Alemanha, que foram, respetivamente, quarta, quinta e sexta classificadas nos Jogos Olímpicos.

«Era uma ‘poule’ muito difícil e a nossa equipa não estava completamente preparada para os enfrentar. Este ano vai ser diferente e também vamos aproveitar esta oportunidade para preparar a equipa para a fase de apuramento para o Campeonato do Mundo».

Flávio Gulinelli recordou que não é fácil gerir as viagens, trabalho e descanso, mas o facto de Portugal ser a seleção anfitriã nas últimas semanas da competição poderá ser benéfico.

A seleção portuguesa começa a sua participação na 24.ª edição da Liga Mundial com três saídas: à Finlândia, no fim de semana de 31 de maio e 1 de junho, ao Canadá (7 e 8 de junho) e à Holanda (22 e 23 de junho), terminando a Fase Intercontinental em Guimarães, com as receções ao Japão (29 e 30 de Junho) e à Coreia do Sul (6 e 7 de Julho).

A Fase Final será realizada em Mar del Plata, na Argentina, de 17 a 21 de julho, e disputada por 8 seleções: o país organizador, os três primeiros classificados do Grupo A e do Grupo B e, ainda, o 1.º classificado do Grupo C.