A seleção portuguesa de voleibol voltou hoje a perder com a Coreia do Sul por 3-1, em Guimarães, e foi relegada para o “play-off” para se manter na Liga Mundial, ao terminar no quinto lugar do Grupo C.
O Canadá foi o vencedor do grupo, com um ponto de vantagem sobre a Holanda (2.ª), e vai disputar a fase final da Liga Mundial, em Mar del Plata, na Argentina, de 17 a 21 de julho.
Portugal, que perdeu pelos parciais de 32-34, 23-25, 25-21, 26-28, voltou a deixar uma pálida imagem das suas reais capacidades, que já tinha demonstrado com vitórias na Finlândia, Holanda e Canadá, e repetiu a derrota de sábado com a Coreia.
A seleção lusa entrou bem na partida, eficaz no serviço, no bloco e a tapar as linhas de ataque a Jeon Kwang-In, melhor pontuador do jogo de sábado, e atingiu o primeiro tempo técnico a vencer por 8-3.
A vantagem portuguesa chegou aos seis pontos aos 09-03, mas a seleção sul-coreana, com um parcial de sete pontos conquistados contra apenas três consentidos, reduziu a diferença para dois aos 12-10.
A equipa lusa atingiu o segundo tempo técnico a vencer por três pontos (16-13), mas a perder os níveis de eficácia demonstrados no início do jogo, disso tirando partido a Coreia do Sul para empatar aos 18-18 pela primeira vez no "set".
Portugal, apesar de ter voltado a uma vantagem de três pontos (21-18), começou a falhar quando estava proibido de o fazer e os erros acumulados possibilitaram e moralizaram a Coreia, que anulou a diferença e voltou a empatar aos 22-22.
A emoção e a incerteza quanto ao vencedor do parcial rondou os pontos finais, em que ambas as equipas anularam sucessivas hipóteses para a outra "fechar", mas o "set" acabou por pender para a Coreia do Sul, aos 34-32, em 38 minutos.
Ainda mal refeita da forma como perdeu o primeiro parcial, a seleção portuguesa manteve no segundo a mesma inconstância nas várias ações de jogo, apesar de ter atingido o primeiro e segundo tempos técnicos a vencer por um ponto (8-7 e 16-15).
Sem conseguir contrariar a melhor parte final dos sul-coreanos, a seleção portuguesa liderou até aos 23-22, altura em que, sofrendo um parcial de três pontos consecutivos, permitiu ao adversário "fechar" aos 25-23, em 31 minutos.
Tal como nos primeiro e segundo parciais, a seleção portuguesa voltou a atingir os tempos técnicos em vantagem, por 8-5 e 16-10, mas a continuar a evidenciar falta de consistência e fluidez no seu jogo.
A seleção portuguesa alcançou a maior diferença até então no encontro aos 19-12 e, com o acumular de erros do adversário, principalmente no serviço, geriu a vantagem e "fechou" o parcial aos 25-21, em 27 minutos, reduzindo para 2-1.
Portugal voltou a entrar bem no quarto "set", em que conseguiu três pontos seguidos e colocou-se a vencer por 3-1, mas um parcial de quatro pontos sofridos, que levou o marcador para 6-4, levou o selecionador Flavio Gulinelli a pedir tempo.
Os conselhos de Flávio Gulinelli surtiram efeito de imediato, dado que a seleção lusa voltou ao comando do parcial, com quatro pontos seguidos, e atingiu o primeiro tempo técnico a vencer por 8-6.
A seleção lusa sofreu, de seguida, um duro revés com a lesão do central Rui Santos, que já tinha entrado para substituir no centro da rede o também condicionado fisicamente Marcel Gil.
Portugal liderou até aos 13-9, controlando uma vantagem de quatro pontos, mas a seleção sul-coreana respondeu com um parcial de seis pontos seguidos, perante a atordoada equipa lusa, que a levou ao comando aos 15-13.
A história dos "sets" anteriores repetiu-se, com a Coreia do Sul a impor-se nos momentos decisivos e a chamar a si o triunfo no parcial, aos 28-26, em 35 minutos, "fechando" o jogo em 3-1.
Valdir Sequeira, com 20 pontos, e Alexandre Ferreira, com 19, foram os principais concretizadores da seleção portuguesa, enquanto Seo Jae-Duck, com 29, foi o pontuador de serviço na Coreia do Sul.
Jogo no Multiusos de Guimarães.
Portugal - Coreia do Sul, 1-3.
Parciais: 32-34 (38 minutos); 23-25 (31); 25-21 (27); e 26-28 (35).
Sob a arbitragem da dupla constituída por Philippe Schurmann (Liechtenstein) e Mario Bernaola (Espanha) as equipas alinharam com os seguintes jogadores:
- Portugal; Marcel Gil, Alexandre Ferreira, Nuno Pinheiro, João José, Valdir Sequeira e André Lopes - "seis" inicial. Jogaram ainda João Coelho (libero), Tiago Violas, Ivo Casas e Rui Santos,
- Coreia do Sul: Jeon Kwang-In, Han Sun-Soo, Lee Sun-Kyu, Kwak Seung-Suk, Seo Jae-Duck e Park Sanh-Ha - "seis" inicial. Jogaram ainda Lee Kang-Joo (libero), Park Chul-Woo e Bu Yong-Chan.
Assistência: cerca de 500 espetadores.