Benfica e Fonte Bastardo abrem na sexta-feira a época 2013/14 de voleibol com a discussão da Supertaça, prova que os “encarnados” procuram vencer pela terceira vez consecutiva e assim igualar o feito do Sporting.

O campeão nacional Benfica, título que recuperou em 2012/13 frente ao detentor Sporting de Espinho, mede forças, em Vila do Conde, com a formação açoriana do Fonte Bastardo, que, perante o Vitória de Guimarães, conquistou a sua primeira Taça de Portugal.

O Benfica surge em Vila do Conde com uma estrutura em tudo idêntica à da última época, em que o destaque vai para o regresso de Flávio Cruz (ex-Sporting Espinho) e as contratações de João Oliveira (ex-Vitória de Guimarães) e Ricardo Perini (ex-UFJF, Brasil).

João Magalhães, Roberto Reis, Fabrício Silva “Kibinho”, Hugo Gaspar, Marc Honoré, João Coelho, Joan Diaz, Miguel Rodrigues e Flávio Soares são os jogadores “encarnados” que transitam da última época.

Perini, que esta época representa o Benfica, tem boas recordações do campeonato português, já que foi campeão pelo Fonte Bastardo, naquele que foi o único título do clube açoriano, e que agora vai apadrinhar a sua estreia oficial com a camisola "encarnada".

As aspirações do Benfica para a presente temporada apontam para a conquista de todas as frentes em que se encontra envolvido e o primeiro grande teste será já frente ao reforçado Fonte Bastardo.

O internacional João José foi a contratação mais sonante do Fonte Bastardo para a época 2013/14, que viu sair Manuel Silva, que se transferiu para o Sporting de Espinho, Fábio Jardel e Thiago Leite, que regressaram ao Brasil.

Além do “central” João José, que esteve nove épocas ao serviço dos alemães do VFB Friedricshafen, o Fonte Bastardo contratou ainda o internacional sueco Peter Lundgren, 1,93 metros de altura e 26 anos, e o mexicano Marco Macias, de 1,94 metros e 28 anos.

Nos alemães do VFB Friedricshafen, clube que capitaneou juntamente com a seleção nacional, João José somou sete títulos nacionais, seis Taças da Alemanha e uma Liga dos Campeões da Europa.

Da temporada passada transitaram Lucas Gregoret, Caíque Silva, Angel Melean, Bruno Gonçalves, Gilson França, Nuno Pereira, João Fidalgo e Miguel Meneses. O jovem açoriano Alexandre Terra, que será o segundo “libero”, completa o plantel.

A Supertaça, que este ano conhece a 16.ª edição, disputou-se pela primeira vez em 1989/90, tendo saído vencedor o Benfica, que ergueu a então denominada Taça Federação.

O Sporting venceu as três edições seguintes (1990/91, 91/92 e 92/93), sendo, até agora, o único clube a conquistar três Supertaças seguidas, feito que pode ser igualado esta época pelo Benfica.

Sporting de Espinho e Castelo da Maia, no período em que dominavam o voleibol nacional, chamaram a si a conquista das oito Supertaças seguintes, com quatro troféus para cada um.

A Supertaça foi entretanto suspensa pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e reeditada em 2009/10, com novo triunfo do Castelo da Maia, ao que se seguiram dois do Benfica (2010/11 e 2011/12).

Do restrito lote de vencedores da Supertaça fazem apenas parte quatro clubes – Castelo da Maia (5), Sporting de Espinho (4), Sporting (3) e Benfica (3) –, que, contudo, pode ser aumentado na sexta-feira com a entrada do Fonte Bastardo.

Benfica, campeão nacional em título, e Fonte Bastardo, detentor da Taça de Portugal, defrontam-se pelas 21h00 de sexta-feira, no Pavilhão Municipal de Desportos, em Vila do Conde.