O selecionador português de voleibol, Hugo Silva, divulgou hoje os convocados com vista à qualificação para o Mundial2014, em que o destaque vai para os regressos de Hugo Gaspar, Hugo Ribeiro, Flávio Cruz e Manuel Silva.

Além do regresso de alguns dos históricos que integraram a seleção lusa que obteve o oitavo lugar no Mundial da Argentina, em 2002, Hugo Silva promoveu a estreia de Pedro Nogueira, de 22 anos, e volta a contar com Ivo Rodrigues, ambos centrais.

«Neste momento, o mais importante é ter, e o mais rapidamente possível, todos os jogadores ao nosso dispor, uma vez que há alguns que se apresentam mais tarde devido a compromissos internacionais das suas equipas», disse Hugo Silva.

E o selecionador acrescentou: «Depois, temos de conseguir, num curto espaço de tempo, colocar as nossas ideias para o jogo que entendemos serem fundamentais para as características da equipa».

Hugo Silva defende ainda que, «para que tudo resulte, é fundamental trabalhar de forma exaustiva e explanar todo o potencial que estes jogadores apresentam, sobretudo os mais jovens».

Os trabalhos da seleção portuguesa com vista à participação no Grupo J da terceira ronda europeia de qualificação para o Mundial de 2014 têm o seu início agendado para 17 de dezembro, na Póvoa de Varzim.

Portugal vai disputar a qualificação na localidade sérvia de Nis, defrontando a Eslovénia a 03 de janeiro, a Macedónia a 04 de janeiro e a anfitriã Sérvia no dia seguinte.

Apuram-se para a fase final, a realizar de 03 a 21 de setembro de 2014, na Polónia, o vencedor de cada grupo e ainda o melhor segundo classificado das cincos poules europeias de qualificação.

«Começar bem é sempre uma realidade evidente, mas confesso que o mais importante para mim é poder dar a esta equipa qualidade de jogo. Aí sim, quero ser melhor do que os outros. Se isto for concretizado, o caminho para o sucesso fica mais curto», referiu o técnico.

O selecionador Hugo Silva convocou os seguintes 16 jogadores: Centrais – Marcel Gil (Bottrop, Alemanha), Pedro Nogueira (CA Madalena), João José (Fonte Bastardo), Rui Santos (Chênois, Suíça) e Ivo Rodrigues (Castelo da Maia); Zona 4 – Idner Martins (Tyumen, Rússia), Manuel Silva (Sporting de Espinho), Alexandre Ferreira (Trentino, Itália), Flávio Cruz (Benfica) e André Lopes (AS Cannes, França); Distribuidores – Tiago Violas (Vitória de Guimarães), Nuno Pinheiro (Tours VB, França); Opostos – Filipe Pinto (Itely, Itália), Valdir Sequeira (Posojilnica, Áustria) e Hugo Gaspar (Benfica); Libero – Hugo Ribeiro (Sporting de Espinho).