A seleção cabo-verdiana de voleibol, em masculinos, parte para a disputa do play-off de qualificação para o campeonato do mundo da modalidade, em Nairobi, Quénia, sem a presença do selecionador nacional, Luca Privitera.

O italiano que comanda a seleção cabo-verdiana está impedido de viajar para o Quénia por razões familiares, mas o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Voleibol, António Rodrigues, disse à Inforpress que os dois adjuntos de Privitera na equipa técnica da seleção nacional estão em condições de assumir o comando técnico da equipa neste compromisso internacional.

Para o jogo de abertura da competição, de acordo com o calendário da prov, divulgado esta semana pela Confederação Africana de Voleibol (CAVB), Cabo Verde enfrenta a anfitriã do grupo, o Quénia, sede do grupo U de qualificação que integra ainda as seleções da Zâmbia, do Botswana e do Egipto.

De acordo com o calendário da competição, a que a Inforpress teve acesso, Cabo Verde joga no dia 06 com o Quénia, no dia 07 com a Zâmbia, no dia 08 com o Botswana, no dia 09 fica isento e regressa à competição no dia 10, para defrontar o Egito.

Para a preparação da participação nacional nessa fase do apuramento para o mundial da Polónia, a seleção cabo-verdiana de voleibol masculina concentra-se este sábado na cidade da Praia, devendo partir para o Quénia no próximo dia 03 de Fevereiro.

A prova do Quénia realiza-se de 05 a 11 de fevereiro corrente, sob a jurisdição da Confederação Africana de Voleibol, sendo que o vencedor de cada um dos três grupos de apuramento apura-se automaticamente para o Mundial da Polónia.

A comitiva cabo-verdiana, que à última hora ficou privado do selecionador nacional, Luca Privitera, por razões familiares, integra 12 atletas, nomeadamente, Paulo Fernandes "Branco", Hélio Sanches, Valter Lima "Vá" e Steven Cruz "Marcos" (Inter Clube da Praia), Américo Lopes "Butcha", Heriberto Gomes "Eri" e Jeaniny Santos (Atlético, São Vicente), Gerson Soares e Janichel Santos (Esmoriz, Portugal), Valdir Reis (Espinho, Portugal), Mário Pascoal "Djone" (PT, Portugal) e Nivaldo Alves "Xidoxco" (Spartak, Fogo).

Para esta deslocação, o combinado cabo-verdiano beneficia de um donativo da Federação Italiana de Voleibol que disponibilizou à sua congénere cabo-verdiana um conjunto de equipamentos, nomeadamente, camisolas, bolas, joelheiras, bolsas de viajem, fatos de treino, entre outros materiais, também para a seleção feminina.